Ciência & Tecnologia

Captação de água com energia solar é alternativa para melhorar a saúde

energia solar gado população sistema empresa

Segunda - 18/01/2016 às 13:01



Foto: Divulgação Placas de energia solar.
Placas de energia solar.
O sistema de bombeamento de água com energia solar desenvolvido pela Anauger tem sido solução para pecuaristas brasileiros. O produto, lançado em 2011, garante que animais de fazendas e sítios tenham acesso á água limpa, vinda de poços ou rios para o abastecimento de reservatórios e bebedouros. O sistema anauger solar funciona apenas com energia solar e, muitas propriedades rurais como fazendas e sítios, que o pasto não conta com o acesso a energia elétrica por possuírem grandes extensões territoriais, podem se beneficiar desse sistema para saciar a sede dos animais e o abastecimento de água em geral. “Desenvolvemos esse produto visando oferecer ao pecuarista uma opção altamente sustentável, econômica e que lhe dê água de forma abundante, constantemente”, diz Marco Aurélio Gimenez, Diretor Comercial da Anauger.



A tecnologia do sistema anauger solar proporciona altas vazões de água, com baixa potência e bombeamento constante e independente de variações no nível de irradiação solar. A água é captada dos poços para a superfície, abastecendo bebedouros ou reservatórios. O produto funciona através de tecnologia fotovoltaica. A luz solar, armazenada nos painéis passa pelo driver que a converte em energia elétrica promovendo o funcionamento da bomba. Em um dia de sol intenso, é capaz de bombear mais de oito mil litros de água ininterruptamente. O sistema possui dois modelos: anauger solar P100, indicado para poços e anauger solar R100, próprio para reservatórios e cisternas.



“Enfrentávamos uma grande dificuldade com a questão de água por conta de o poço ficar em um lugar alto e longe do nosso rebanho. Utilizava o catavento, mas sozinho ele não estava sendo suficiente para obtermos o recurso necessário, então apelava para a bomba a gasolina para os casos de emergência, só que o custo era elevadíssimo. Ao fazer pesquisas para amenizar isso, descobri o sistema anauger solar, que vem atendendo perfeitamente a demanda de minha propriedade. Com essa substituição, não preciso me preocupar com a forma que a água está sendo captada, pois ela nunca falta. Tem nos atendido da melhor forma possível”, diz José Carlos Zanenga, pecuarista de Campo Grande/MS, que há mais de um ano, conta com um sistema anauger solar em sua propriedade.



Sobre a Anauger



A Anauger é empresa líder na fabricação de bombas para poços, com 48 anos de história. Seus produtos estão presentes em mais de 20 países. Nasceu em São Bernardo do Campo (SP) e em 1988, pela necessidade de expansão, mudou seu parque fabril para a cidade de Itupeva, cerca de 70 quilômetros de São Paulo.

Fonte: Andressa Kaam

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: