Saúde

Câncer de mama: autoexame e mamografia são fundamentais para diagnóstico precoce

Tema será abordado por equipe de profissionais de saúde do IPMT de 25 a 27 de outubro nas recepções e no auditório da sede

Quinta - 13/10/2016 às 16:10



A detecção precoce do câncer de mama facilita seu tratamento e aumenta as chances de cura. Por isso, os médicos especialistas recomendam que as mulheres conheçam o seu corpo, principalmente através do autoexame das mamas e realizem consultas ao ginecologista anualmente. 

A ginecologista e auditora do IPMT /Plante, Maria Odete Nunes, ressalta a importância de realizar o autoexame, pois a cada dez mulheres que têm o diagnóstico de CA de mama, seis detectam através do autoexame. “É fundamental que toda mulher faça o autoexame e, caso algo seja percebido, ela deve procurar o médico, que indicará o exame necessário: se ultrassonografia mamaria e/ou mamografia. É através da mamografia que os tumores pequenos são facilmente percebidos. Quando detectado na fase inicial há grandes chances de cura”, esclarece a médica, explicando também que este exame é solicitado pelos ginecologistas/mastologista geralmente a partir dos 40 anos de idade como forma de rastreamento.     

A médica ainda esclarece que levar uma vida ativa e saudável é a melhor forma de evitar o câncer e outras doenças. “Praticar atividade física, ter uma alimentação saudável e buscar a sua espiritualidade, ou seja, cuidar do seu bem estar. Fazer o bem sem olhar a quem, perdoar e viver sem tanto estresse”, aconselha a ginecologista.

O câncer de mama será o tema abordado por uma equipe de profissionais de saúde do IPMT  junto aos seus usuários e servidores da instituição, no período de 25 a 27 de outubro, nas recepções e no auditório da sede. 

Fonte: PMT/Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: