Educação

Canal Educação convoca servidores da Seduc para doar sangue

Os participantes também poderão fazer o cadastro de doador de medula óssea.

Segunda - 12/12/2016 às 15:12



Foto: Divulgação Doação de sangue
Doação de sangue

Para ajudar as pessoas que precisam de transfusão de sangue, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Canal Educação, está organizando uma campanha de doação de sangue que será realizada na terça-feira (20). Os participantes também poderão fazer o cadastro de doador de medula óssea.

Na ocasião, um ônibus irá sair do pátio da Seduc para levar os voluntários ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi). O ônibus farão três viagens até ao Hemopi, com saídas programadas às 8h30, 10h e 11h30. A expectativa é atingir 100 bolsas de sangue.

A criadora da campanha e técnica do Canal Educação, Jesus Magalhães, afirma que a iniciativa surgiu da necessidade do Hemopi arrecadar bolsas de sangue, principalmente no fim do ano, quando os números de acidentes crescem. “Devido ao consumo excessivo de bebida alcoólica nesta época, aumenta muito o número de acidades de trânsito. Normalmente já existe essa necessidade de bolsas de sangue para os hospitais, mas no fim de ano esse número cresce”, destaca Jesus.

Lembrando que para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; ter entre 16 a 69 anos de idade e peso acima de 50 kg. Quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, sífilis e doenças de chagas, não podem ser tornar doadores.

Recomendações:

Nunca doe sangue quando estiver em jejum e evite alimentos com muita gordura;

Fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

Evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar pelo menos duas horas antes;

Você Sabia que?

Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes e, assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: