Geral

Campanha vai retirar lixo da praia de Barra Grande

A praia está ameaçada pela grande quantidade de lixo acumulado

Quarta - 19/09/2018 às 12:09



Foto: Assessoria Campanha vai retirar lixo da Praia de Barra Grande
Campanha vai retirar lixo da Praia de Barra Grande

Durante a semana de 15 a 23 de setembro de 2018 a ONU Meio Ambiente organiza a Semana Mares Limpos 2018. Com início no dia 15 de setembro, sendo o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, a Pousada Titas inicia a campanha virtual de sensibilização em prol do destino de Barra Grande e a comunidade como um todo. No dia 22 de setembro de 2018, sábado, a partir das 06h, acontecerá uma ação de limpeza com iniciativa da Pousada Titas e instituições envolvidas BarraTur, Flor da Vida e Projeto Vivo, na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, Piauí, Brasil.

Mares Limpos

A campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar microplásticos em cosméticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

A semana entre 15 e 23 de setembro de 2018 ficará conhecida como a #SemanaMaresLimpos de Limpeza de Praias, que reunirá grupos de limpeza de praia que farão ações durante esse período. Os grupos inscritos farão parte da campanha Mares Limpos e coletarão informações sobre o lixo encontrado nas praias. As informações sobre o lixo coletado em cada ação será contabilizada e fará parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ONU Meio Ambiente. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto Ecosurf, parceiro da campanha.

“Limpar é uma Barra, Grande é não sujar”

O cenário paradisíaco da Praia de Barra Grande, de Cajueiro da Praia, no Litoral do Piauí, tem sido ameaçado pela grande quantidade de lixo que se acumula em vários pontos da antiga vila de pescadores.

A iniciativa da limpeza eio através da Pousada Titas, em parceria com Barratur, Flor da Vida e Projeto Vivo e com patrocínio e apoio da Pousada BGK. Ela surge da necessidade de conscientizar a população da degradação do meio em que elas vivem e do entorno da praia, juntamente com informações de igual valor aos moradores da região. Outra ação com o mesmo intuito já tinha sido realizada, em junho desse ano, durante o Trail promovido pela Pousada Titas. A criação da ação de limpeza “Limpar é uma Barra, Grande é não sujar”, tem o objetivo que tornar-se recorrente e sensibilizar a comunidade para que não polua a praia.

A intenção é construir uma consciência ecológica coletiva, com a preservação do meio ambiente, significativa perante a comunidade, mostrando a importância de se dispensar o lixo adequadamente criando uma mudança de atitude também nas gerações futuras.

A ação inclui a participação de parceiros de organizações, entidades e associações, além de convidar a todos os moradores da região e frequentadores da praia de Barra Grande para unirem-se a esse esforço para manter o lixo longe dos mares – dia 22 de setembro de 2018, sábado, a partir das 06h da manhã - a participação é voluntária e a ação busca aumentar a consciência da população local e frequentadores sobre a importância de descartar o lixo corretamente.

Lixo recolhido na praia de Barra Grande
Lixo recolhido na praia de Barra Grande     [Foto: Divulgação]

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: