Geral

Campanha vai retirar lixo da praia de Barra Grande

A praia está ameaçada pela grande quantidade de lixo acumulado
Fonte: Assessoria | Editor: Paulo Pincel 19/09/2018 09:57
Campanha vai retirar lixo da Praia de Barra Grande Campanha vai retirar lixo da Praia de Barra GrandeFoto: Assessoria

Durante a semana de 15 a 23 de setembro de 2018 a ONU Meio Ambiente organiza a Semana Mares Limpos 2018. Com início no dia 15 de setembro, sendo o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, a Pousada Titas inicia a campanha virtual de sensibilização em prol do destino de Barra Grande e a comunidade como um todo. No dia 22 de setembro de 2018, sábado, a partir das 06h, acontecerá uma ação de limpeza com iniciativa da Pousada Titas e instituições envolvidas BarraTur, Flor da Vida e Projeto Vivo, na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, Piauí, Brasil.

Mares Limpos

A campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar microplásticos em cosméticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

A semana entre 15 e 23 de setembro de 2018 ficará conhecida como a #SemanaMaresLimpos de Limpeza de Praias, que reunirá grupos de limpeza de praia que farão ações durante esse período. Os grupos inscritos farão parte da campanha Mares Limpos e coletarão informações sobre o lixo encontrado nas praias. As informações sobre o lixo coletado em cada ação será contabilizada e fará parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ONU Meio Ambiente. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto Ecosurf, parceiro da campanha.

“Limpar é uma Barra, Grande é não sujar”

O cenário paradisíaco da Praia de Barra Grande, de Cajueiro da Praia , no Litoral do Piauí, tem sido ameaçado pela grande quantidade de lixo que se acumula em vários pontos da antiga vila de pescadores.

A iniciativa da limpeza eio através da Pousada Titas, em parceria com Barratur, Flor da Vida e Projeto Vivo e com patrocínio e apoio da Pousada BGK. Ela surge da necessidade de conscientizar a população da degradação do meio em que elas vivem e do entorno da praia, juntamente com informações de igual valor aos moradores da região. Outra ação com o mesmo intuito já tinha sido realizada, em junho desse ano, durante o Trail promovido pela Pousada Titas. A criação da ação de limpeza “Limpar é uma Barra, Grande é não sujar”, tem o objetivo que tornar-se recorrente e sensibilizar a comunidade para que não polua a praia.

A intenção é construir uma consciência ecológica coletiva, com a preservação do meio ambiente, significativa perante a comunidade, mostrando a importância de se dispensar o lixo adequadamente criando uma mudança de atitude também nas gerações futuras.

A ação inclui a participação de parceiros de organizações, entidades e associações, além de convidar a todos os moradores da região e frequentadores da praia de Barra Grande para unirem-se a esse esforço para manter o lixo longe dos mares – dia 22 de setembro de 2018, sábado, a partir das 06h da manhã - a participação é voluntária e a ação busca aumentar a consciência da população local e frequentadores sobre a importância de descartar o lixo corretamente.

Lixo recolhido na praia de Barra Grande
Lixo recolhido na praia de Barra Grande [Foto: Divulgação]

Comentários