Saúde

Campanha de Hanseníase deve examinar 85 mil estudantes de escolas públicas em Teresina

A campanha segue até dezembro em 392 escolas públicas de Ensino Fundamental

Quinta - 10/11/2016 às 15:11



Foto: Ministério da Saúde Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas indicam sintomas da hanseníase
Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas indicam sintomas da hanseníase

A Campanha de Hanseníase e Verminoses foi lançada nesta manhã (10), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e é voltada para estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental de 5 a 14 anos. O objetivo é diminuir a carga de geo helmintos (também conhecidos como verminoses) em 85 mil estudantes, além de também identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho".

A Campanha de Hanseníase e Verminoses segue até dezembro em 392 escolas públicas de Ensino Fundamental de Teresina. “Essa parceria entre educação e saúde é fundamental para a multiplicação das informações. Nossos alunos realmente levam as informações para dentro de suas famílias e servem como fator de conscientização dentro da comunidade”, disse a diretora da Unidade Escolar Firmina Sobreira, Marilena Silva.

Em Teresina, uma série história de indicadores mostra que o número de casos notificados na cidade tem diminuído a cada ano. "Temos trabalhado no sentido de tentar diminuir ou zerar os casos de hanseníase em Teresina. E estamos conseguindo essa redução. Em 2001, por exemplo, foram 821 casos notificados. Já em 2015, foram 375 casos de hanseníase  diagnosticados em teresinenses, sendo que desse total, 26 foram em menores de 15 anos. Portanto, uma redução considerável, daí a importância das ações do programa de hanseníase", destacou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Além da busca ativa de possíveis casos de hanseníase as equipes de saúde farão também a campanha de verminoses nas escolas. “Tanto a Hanseníase, quanto as verminoses, causam manchas na pele. O que precisamos é identificar o que está causando aquela mancha. Nós pretendemos fazer o que chamamos de tratamento coletivo, coma finalidade de diminuir a carga de vermes e identificar casos de hanseníase para serem tratados o mais cedo possível. As vermes são tidas como doenças banais, mas além de causarem vários desconfortos, podem trazer complicações sérias como obstrução intestinal e pode até matar”, afirmou o médico Kelsen Eulálio, coordenador de Hanseníase da FMS.

Pessoas com hanseníase param de transmitir a doença imediatamente depois que iniciam o tratamento, que é gratuito e realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde. “Quanto antes houver o diagnóstico, mais rápida e fácil também pode ser a cura da doença. Todas as pessoas que convivem ou conviveram com quem recebeu o diagnóstico de hanseníase devem ser examinadas nos serviços de saúde”, alertou Kélsen Eulálio.

Ele lembrou ainda que a hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. A doença pode atingir homens, mulheres, adultos e crianças e é transmitida de uma pessoa para outra por meio de contato próximo e prolongado.

Fonte: Com informações da FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: