Especiais

Calor faz aumentar consumo de energia em 6% no Piauí

Terça - 06/09/2016 às 19:09



Foto: Reprodução Altas temperatura aumentam o consumo de energia no Piauí
Altas temperatura aumentam o consumo de energia no Piauí

Quando chega o B-R-O BRÓ no Piauí, a temperatura aumenta e , também, o consumo de energia. Enquanto no Nordeste, nesse mesmo período, houve uma queda no consumo de 2% e no Brasil 1,7 %, no Piauí foi registrado um aumento de 6% se comparado com outros meses do ano. Esse montante de consumo registrado rendeu ao Estado uma configuração que desde o ano de 2015 é diferente dos cenários regional e nacional.

O aumento na demanda por energia nesta época do ano está diretamente relacionado ao fator temperatura. “A demanda máxima registrada no mês de julho deste ano foi 684 MWh. Contudo, no primeiro mês do B-R-O-BRÓ, a demanda máxima atinge aproximadamente 720 MWh”, explica o gerente do Departamento de Mercado e Compra de Energia, Pedro Gomes.

Para assegurar o fornecimento de energia no período de maior consumo do ano, a distribuidora de energia realiza um planejamento operacional para atendimento à demanda, com atenção voltada especialmente para o período noturno, horário de maior utilização de equipamentos.

Entre os eletrodomésticos que mais consomem energia estão a geladeira, o freezer e o ar condicionado que são responsáveis pela maior parte do consumo doméstico. A geladeira representa, em média, de 25% a 30% do valor da fatura mensal e as lâmpadas correspondem 15% a 25% do total consumido.

Outro aparelho que incrementa o preço da conta é a televisão. Dados da Eletrobrás apontam que a potência média da televisão é de 150 Watts, porém, os modelos mais antigos alcançam valores bem maiores. O consumo mensal de energia elétrica de um televisor fica entre 10 e 30kWh, sendo responsável por 6% da fatura de energia.

Para o gerente da Eletrobrás Piauí, Pedro Gomes, a melhor maneira para não abrir mão do conforto que a energia trás, sem surpresas na fatura de energia mensal, é manter o uso consciente de energia elétrica aproveitando ao máximo a luz natural. “Além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente” afirma o gerente.

Dicas de Economia de energia da Eletrobrás:

Ar condicionado

·         Ao usar o condicionador de ar, mantenha as portas e janelas fechadas;

·         Limpe os filtros periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia;

·         Substitua, quando possível, o seu aparelho por um que possua o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia;

·         Utilize a ventilação natural. O ambiente arejado é importante para a saúde. Instale o aparelho em local com boa circulação de ar. Evite áreas expostas a raios solares;

·         Desligue o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por um longo período. Regule o termostato para a temperatura adequada. O frio máximo além de consumir mais energia nem sempre é a melhor solução de conforto;

·         Não desligue o seu ar condicionado do disjuntor, utilize sempre o botão específico no próprio aparelho.

Computador

·         Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador;

·         Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.

Manter a geladeira aberta também ajuda no consumo de energiaManter a geladeira aberta também ajuda no consumo de energiaFoto: Reprodução

Geladeira

·         Quando for cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma vez só.

·         Descongelar a geladeira periodicamente. Fazer o degelo é essencial para evitar maior demanda de energia.

·         Evite colocar alimentos ainda quentes. Pode haver choque térmico e prejudicar o funcionamento da geladeira. Se não for possível esperar que o alimento esfrie fora da geladeira, coloque-o na parte inferior do eletrodoméstico.

·         Verifique a vedação da porta.

Ferro de Passar Roupa

·         Acumule um quantidade razoável de roupas e passe tudo de uma só vez. Quando ligado e desligado várias vezes, provoca um grande desperdício de energia.

·         Use o ferro na gradulação correta de aquecimento para cada tipo de tecido e inicie o trabalho pelas roupas mais pesadas.

Televisão

·         Desligue o aparelho quando não houver ninguém assistindo;

·         Evite o hábito de dormir com a televisão ligada. Se ela possuir a opção de programação de horário de desligamento, utilize-a. Na compra de um aparelho novo, dê preferência a um aparelho que disponha destes recursos.

Fonte: Samuel Brandão /Assessoria da Eletrobrás

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: