Cidade

Calçados inadequados no carnaval causam dores e lesões

É preciso cuidado ao escolher os calçados para a folia

Sábado - 25/02/2017 às 17:02



Foto: Divulgação Tênis são os mais indicados
Tênis são os mais indicados

Para curtir a folia do carnaval, entram em cena as fantasias, maquiagem, muito brilho e quase sempre o salto alto, símbolo da sensualidade feminina. No entanto, o uso desse tipo de calçado pode trazer alguns riscos, principalmente para quem não está habituada com os modelos.

A administradora Anne Campelo prefere usar os tênis para curtir a festa. Ela costuma ir para Salvador (BA), onde participa dos blocos, camarotes e não abre mão do conforto. “O meu calçado tem que ser o mais confortável possível. É melhor escolher os mais velhinhos. Separo aqueles tênis que não estou usando mais, porque quando volta do bloco, ele já está muito sujo de lama. Não vale a pena comprar, é diferente de comprar um tênis para ir para a academia, que realmente precisa ser melhor. Em três dias de festa, você usa o que tem usado o ano inteiro”.   

O professor de Fisioterapia da Uniderp, Filipe Abdalla dos Reis, não considera saltos altos e os calçados apertados indicados para curtir o Carnaval. “O risco se dá em virtude do posicionamento do pé da mulher. Existe uma sobrecarga muito elevada no antepé, podendo causar dores na parte frontal do pé, mais propriamente na zona dos dedos, o que chamamos cientificamente de metatarsalgias”, explica.

Outro ponto a ser considerado são lesões. “No Carnaval, o maior risco do uso do salto se dá em virtude das entorses – popularmente chamadas de torções - no tornozelo e joelho”, complementa o profissional que também é fisioterapeuta do esporte. O risco é ainda maior para quem não está acostumada a usar o salto diariamente, por conta do desequilíbrio.

Segundo os especialistas, chinelos de borracha e as rasteirinhas deve ser descartados porque não oferecem apoio ao calcanhar, ajudam a forçar o joelho e deixam o pé exposto. Os foliões caminham, dançam e pulam, por isso o calçado mais indicado é o tênis, principalmente o modelo de academia.

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: