Brasil

6,6 MIL VAGAS

Entenda como serão as provas do Concurso Nacional Unificado

Para os cargos de nível superior, o concurso consiste em até três fases, dependendo do cargo escolhido

Da Redação

Sexta - 09/02/2024 às 08:44



Foto: Reprodução Concurso
Concurso

O último dia para se inscrever no Concurso Nacional Unificado (CNU), organizado pela Fundação Cesgranrio é nesta sexta-feira (09). As provas estão marcadas para o dia 5 de maio, com o resultado final previsto para o dia 30 de julho. 

Após a inscrição, onde o candidato escolhe o bloco de conhecimento e define a ordem de preferência das vagas, é importante compreender a estrutura das etapas e provas do concurso. 

Para os cargos de nível superior, o concurso consiste em até três fases, dependendo do cargo escolhido. No entanto, todos os sete editais têm características em comum. A primeira etapa inclui a prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva, que pode abordar questões de conhecimento geral ou específico. 

Em todos os sete blocos, a prova de conhecimentos gerais compreenderá 20 questões, abordando temas como políticas públicas, democracia, Constituição Federal, entre outros. As 50 questões de conhecimentos específicos variam de acordo com o edital, sendo cada prova dividida em cinco blocos temáticos de conteúdo. 

A correção da prova discursiva é realizada para os candidatos que alcançarem no mínimo 40% de acertos na prova objetiva, dentro do número de nove vezes o número de vagas para cada cargo. Por exemplo, o cargo de analista técnico-administrativo para a Advocacia-Geral da União (AGU) oferece 90 vagas e poderá ter até 810 provas discursivas corrigidas. 

A segunda etapa, quando aplicável, consiste na prova de títulos, apenas classificatória, onde são apresentados comprovantes de conclusão de mestrado e doutorado, entre outros. A terceira etapa, também conforme o edital, é o curso de formação, classificatório e eliminatório, para os casos em que é necessário aprender as funções do cargo. 

No edital oito, que contempla cargos de nível médio e técnico, a primeira etapa é composta por prova objetiva e redação. A prova abrange 60 questões de múltipla escolha nas áreas de língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira. A segunda etapa, de prova de títulos, contabiliza tempo de serviço na área específica do cargo pretendido. 

Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, o modelo da prova foi elaborado para selecionar pessoas que estejam familiarizadas com a realidade do país, medindo não apenas capacidades analíticas, mas também conhecimento na área de formação. 

As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos. De manhã, os candidatos realizarão as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva, com duração de duas horas e meia. À tarde, serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos específicos, com duração de três horas e meia. 

Para o edital oito, os candidatos farão a prova objetiva de língua portuguesa e a redação de manhã, com duração de duas horas e meia, e à tarde as provas objetivas de noções de direito, matemática e realidade brasileira, totalizando três horas.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: