Brasil

INVESTIGAÇÃO

Delegado ironizou morte de Marielle: "Onde será a comemoração?"

Maurício foi condenado a nove anos e sete meses de prisão e à perda do cargo por obstrução da Justiça

Da Redação

Sexta - 12/01/2024 às 14:55



Foto: Marcelo Freixo/Wikimedia Commons Marielli Franco
Marielli Franco

O delegado de polícia do Rio de Janeiro Maurício Demétrio Afonso Alves ironizou a morte da vereadora da capital fluminense Marielle Franco um dia após o assassinato a tiros da parlamentar em 14 de março de 2018.

Maurício foi condenado a nove anos e sete meses de prisão e à perda do cargo por obstrução da Justiça.

Em um dos 12 celulares apreendidos no apartamento do delegado, em junho de 2021, mostram "manifestações inaceitáveis", como descreve o juiz Bruno Rulière, da 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Comarca da Capital, na condenação de Demétrio.

As mensagens foram enviadas para o delegado e ex-secretário da Polícia Civil Allan Turnowski, preso em setembro de 2022, na Operação Águia na Cabeça, do Ministério Público do Rio. O delegado foi investigado por organização criminosa e envolvimento com o jogo do bicho. Ao receber as mensagens sobre Marielle, Turnowski respondeu com três emojis de espanto.

Demétrio está preso desde 2021 e está há 20 anos à frente da delegacia. Foi acusado de cobrar propina no exercício do cargo de titular na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) e montar falsos dossiês para a incriminação de autoridades e, assim, impedir investigações.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: