Brasil

CHUVAS

Casa desaba e quatro pessoas morrem soterradas em Petrópolis

Outras cinco pessoas foram resgatadas com vida no local do desabamento

Da Redação

Sábado - 23/03/2024 às 10:02



Foto: Redes sociais Desabamento deixa três pessoas soterradas em Petrópolis
Desabamento deixa três pessoas soterradas em Petrópolis

Uma casa com nove pessoas desabou no bairro da Alto Independência, em Petrópolis (RJ), na tarde dessa sexta-feira (22) e deixou três pessoas mortas. As vítimas são uma mulher de 24 anos, um menino de 9 anos, um homem de 25 anos e uma idosa.  Outras cinco pessoas foram resgatadas com vida. 

Na manhã deste sábado (23), a criança de 4 anos foi retirada com vida dos escombros depois de 15 horas de buscas. O pai dela, a vítima de 25 anos, foi encontrado morto. 

 A Defesa Civil do município contabilizou até a noite de ontem, 109 registros de ocorrências, sendo 75 deslizamentos. Militares do Corpo de Bombeiros trabalham no resgate das vítimas. 

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a chuva acumulada na cidade já superou os 200 milímetros (mm) em algumas estações. E está em 213 mm na Independência. O governador Cláudio Castro anunciou que está a caminho da cidade imperial.

Houve ocorrências de deslizamentos que atingiram imóveis e vias nos bairros Araras, Independência, São Sebastião, Itamarati, Quitandinha, Estrada da Saudade, Castelanea, Retiro, Centro, Valparaíso, Duarte da Silveira, Itaipava, Roseiral. Com o grande volume de água, o acesso a Petrópolis foi interditado na BR-040 e várias ruas ficaram alagadas. Rios Quintandinha e Piabanha transbordaram.

Estágio de crise

O município informou que se encontra em estágio de crise, o mais grave em sua escala de estágios operacionais. A prefeitura disponibilizou 67 pontos de apoio para onde pessoas que se sentem inseguras em suas casas ou que moram em áreas de risco possam ficar em segurança até a chuva baixar. Sirenes foram acionadas pela Defesa Civil em áreas de maior ocorrência de chuvas, onde rios transbordaram, como na Rua do Imperador e na Rua Coronel Veiga. Nos locais, foram acionados sistemas de cancela. As áreas só serão liberadas quando for possível o trânsito.

A previsão para as próximas horas na cidade é de céu nublado a encoberto com chuva de moderada a muito forte. O estágio operacional é de alerta. A Defesa Civil recomenda que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. ”Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199”, orientou.

Fonte: g1 e Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: