Ciência & Tecnologia

Brasil terá duas novas chuvas de meteoros

Os meteoros são partículas de uma estrela cadente

Sexta - 24/03/2017 às 11:03



Foto: Exame - Abril.com Meteoros
Meteoros

Se você é daqueles que adora olhar para o céu à procura de estrelas ou fenômenos naturais, já pode comemorar. Duas chuvas de meteoros estão previstas para serem observadas no céu do Brasil neste ano.

Para quem não compreende, os meteoros são partículas de uma estrela cadente. As estrelas cadentes são rochosas, ou compostas por ferro, e entram muito rápido na atmosfera da Terra e se queimam com a fricção, dando origem aos meteoros.

O blog Observatório, do G1, explica que durante uma noite escura é possível ver um ou outro meteoro riscando o céu. Mas essa atividade pode ser maior durante um período de tempo e atinge um pico em algum dia específico, formando assim chuvas de meteoros.

Esse fenômeno acontece quando a Terra intercepta a órbita de um cometa, que no seu caminho pelo Sistema Solar deixa pedaços minúsculos de rocha e gelo.

A boa notícia de agora é que uma equipe de entusiastas espalhou estações de monitoramento do céu através de câmeras para constituir a rede BRAMON, que é a sigla em inglês para rede brasileira de observação de meteoros. Essa câmeras estão apontadas para uma direção do céu e filmam durante à noite. O monitoramento do céu em diversas partes do país registra a trilha de meteoros que se queimam na atmosfera.

O G1 destaca que existem atualmente 82 estações espalhadas por 19 estados brasileiros e já tem o registro de mais de 82 mil meteoros.

DATAS

Segundo a Bramom, os Celídeos de agosto indicam que no dia 5 de agosto, por volta das três horas da manhã, a constelação do Cinzel está mais alta no céu e previsão é de haver chuva de meteoros.

Outra data esperada é a madrugada do dia 11 para 12 de junho. Os Épsilon Gruídeos indicam que a formação do fenônemo pode estar prevista devido a Formalhaut, uma estrela brilhante e azulada que ajuda na localização.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: