Política

Audiência vai debater a seguranças das barragens

Senador Elmano Férrer é o relator do plano para avaliar seguranças de barragens

Domingo - 02/12/2018 às 16:12



Foto: Divulgação Barragem Algodões rompida
Barragem Algodões rompida

Proposta pelo senador piauiense Elmano Férrer (Podemos), acontece nesta segunda-feria (3), às 9h, no auditório da Fiepi, em Teresina, a audiência pública para debater a “Política Nacional de Segurança de Barragens no Brasil e a atuação dos órgãos fiscalizadores e empreendedores federais e estaduais”. Elmano Férrer é o relator do plano para avaliar seguranças de barragens

“Precisamos discutir e buscar soluções para essa situação das barragens. São gastos milhões na construção de uma barragem que não possui manutenção e nem mesmo vigias para a preservação do patrimônio. Daí ocorrem essas tragédias como em Cocal (PI) e Mariana (MG). É lamentável que municípios fiquem vulneráveis, pessoas morram e famílias fiquem desabrigadas pelo descaso que existe”, afirmou o senador Elmano Férrer.

O relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) de 2017 aponta que 45 barragens no Brasil estão com estruturas vulneráveis a desabamento. O número cresceu comparado ao ano anterior, quando o levantamento registrou 25 barragens com problemas graves.

Elmano Férrer é relator do Plano de Trabalho para avaliar a Política Nacional de Segurança de Barragens, que tem como objetivo principal aprimorar a gestão do Estado, por meio da mensuração da eficiência, da eficácia e da efetividade de políticas públicas voltadas para a segurança de barragens.
“Durante este ano, no Piauí, houve problemas na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, e na Barragem do Emparedado, em Campo Maior. No ano passado visitei algumas barragens no sul do Estado, onde também verificamos que tinham problemas estruturais”, informou o senador.

Na quarta-feira, dia 21, foi realizada a primeira audiência sobre a temática. O momento contou com a presença do representantes do DNOCs, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Meio Ambiente, da CODEVASF, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Tribunal de Contas da União, entre outras.

Para a segunda audiência, que será realizada na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), foram convidados a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR/PI), representantes dos Governos dos Estados do Nordeste ligados à área de segurança de barragens, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Piauí, Ministério da Integração Nacional, CODEVASF, DNOCS, CPRM, Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí, Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, entre outras.

Os eventos realizados pela CDR são abertos à participação popular, com transmissão ao vivo, internautas podem enviar perguntas:https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=14729 .

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: