Geral

Ato marca centenário de nascimento de Carlos Marighella

homenagem comuninista Marighella centenário

Segunda - 05/12/2011 às 10:12



Foto: reprodução Carlos Marighella?
Carlos Marighella?
Os amigos e admiradores do comunista  Carlos Marighella realizam hoje um ato público em São Paulo para marcar o seu centenário de nascimento. Carlos Marighella nasceu em Salvador, Bahia, em cinco de dezembro de 1911.

Era filho de imigrante italiano com uma negra descendente dos haussás, conhecidos pela combatividade nas sublevações contra a escravidão. De origem humilde, ainda adolescente despertou para as lutas sociais. Aos 18 anos iniciou curso de Engenharia na Escola Politécnica da Bahia e tornou-se militante do Partido Comunista, dedicando sua vida à causa dos trabalhadores, da independência nacional e do socialismo.

O auge da Ditadura Militar, a partir do final de 1968, culminou numa repressão sem precedentes. Marighella passou a ser apontado como Inimigo Público Número Um, transformando-se em alvo de uma caçada que envolveu, a nível nacional, toda a estrutura da polícia política.

Na noite de 4 de novembro de 1969, surpreendido por uma emboscada na alameda Casa Branca, na capital paulista, Carlos Marighella tombou varado pelas balas dos agentes do DOPS sob a chefia do delegado Sérgio Paranhos Fleury. Para lembrar o centenário deste homem que sonhou um Brasil melhor, hoje será  realizado um ato no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. Saiba mais sobre Carlos Marighella em: www.carlos.marighella.nom.br.


Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: