Educação

Atividade social com idosos promove reflexão sobre cidadania

Alunos visitaram o Abrigo São Lucas, localizado na zona Leste de Teresina.

Terça - 22/11/2016 às 20:11



Na Escola Municipal Machado de Assis a culminância do projeto “Abrigo São Lucas – Vivências e Convivências” envolvendo os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental permitiu uma experiência diferenciada do habitual em sala de aula. A grande conquista do projeto foi à vivência de atividades que enriquecem e fortalecem a convivência social.

Entre a programação elaborada, a primeira atividade foi à doação de leite, feita pelos alunos à Instituição escolhida. Durante as atividades em sala de aula foram realizados debates e documentários que fortaleceram a importância da família e o respeito ao próximo. Com o uso da história oral o projeto buscou incentivar o estreitamento das relações sociais e o intercâmbio cultural entre grupos sociais de diferentes faixas etárias.

Durante a visita ao Abrigo São Lucas que atende voluntariamente a 56 idosos, a aplicação de um questionário permitiu aos alunos conhecer os saberes da 3ª idade e experiências do cotidiano das pessoas que atuam durante uma vida inteira como construtores e guardiões de histórias orais, como testemunhas de fatos importantes e que buscam um resgate dos vestígios memoriais.

Segundo a professora Francisca Idaiane de Araújo Cordeiro coordenadora do projeto, as atividades permitem que os jovens possam refletir sobre a importância dos cuidados com a pessoa idosa. “É fundamental trabalhar a importância da família e o respeito ao próximo como pilares de formação de um cidadão. Por isso realizamos anualmente projetos que permita preparar nossos alunos para as praticas sociais”, explica.

“Eu gosto bastante de realizar estas visitas nas instituições, principalmente aos abrigos de pessoas idosas. Vejo que elas ficam muito felizes quando recebem grupos de jovens”, comenta Adailton de Sousa Santos e Ranya Lorenna Rego Dias, alunos da Escola Municipal Machado de Assis, que participaram das atividades.

Ainda na programação do projeto, uma visita ao Parque Zoobotânico permitiu que várias atividades recreativas fossem desenvolvidas pelos alunos e isso serviu de inspiração para a produção de textos e gráficos baseados na pesquisa realizada. Os alunos tiveram o auxílio dos professores da escola e realizaram com êxito a interdisciplinaridade. As produções foram expostas no mural da Escola para que todos os pais e visitantes pudessem apreciar essa importante experiência.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: