Entretenimento

Associação promove sábado (26) II Festival Teresinense de Cerveja Artesanal na AABB

Os apreciadores da bebida mais popular do país vão poder degustar mais de mil litros da cerveja artesanal

Quinta - 24/11/2016 às 13:11



Foto: Reprodução Festival de cerveja artesanal na AABB
Festival de cerveja artesanal na AABB

Acontece no próximo sábado (26), a partir das 10h, o II Festival Teresinense de Cerveja Artesanal, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, na Avenida João XXIII, na zona Leste da capital. Os apreciadores da bebida mais popular do país vão poder provar dos mais de mil litros da cerveja produzida pelos cervejeiros de Teresina e de Timon e Caxias, no Maranhão.

A cerveja artesanal custa três vezes o preço das cervejas comerciais, por utilizar ingredientes nobres na fabricação, como o malte. Nas cervejas comerciais, são usados cereais mais baratos, como o milho e o arroz. A legislação brasileira permite que sejam acrescidos até 40% de cereais não maltados na produção da bebida.

Os cervejeiros explicam que o processo de fabricação pode levar até sete horas para que a cerveja fique pronta. A produção ainda é artesanal e passa por três fases básicas: mostura, fervura e fermentação.

A critério do cervejeiro, outros aromas e sabores podem ser acrescentados durante essas fases. É dele a receita ou as características que o cliente preferir, como tons, aromas e  sabores

O processo

O processo de fabricação da cerveja começa com a “mostura”: o malte é triturado e a mistura é fervida a uma temperatura de 65° entre duas e cinco horas, depois é separado para que o máximo de açucares do malte sejam extraídos. Depois, o “mosto” é fervido e à mistura será acrescido o lúpulo, para dar o “amargo”, paladar e aroma que o cervejeiro deseja colocar na bebida. No final da fervura, o lúpulo é separado e a bebida segue para a fermentação.

Por último, o fermento que irá transformar o mosto em cerveja.  A refrigeração pode levar de cinco a dez dias. Depois, a bebida é carbonatada e envasada. Essas características podem variar, já que cada mestre cervejeiro pode colocar em cada bebida um diferencial das demais cervejas.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: