Municípios

Ano começa com sexta-feira 13 e 117 prefeituras sem decreto de emergência

Domingo - 08/01/2017 às 13:01



Foto: Reprodução A seca atinge 152 municípios piauienses
A seca atinge 152 municípios piauienses

Para os supersticiosos, 2017 começa uma sexta-feira 13. Na próxima sexta-feira, os decretos de pelo menos 117 municípios do Piauí, dos 134 que tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, perdem a validade, mesmo com a continuidade da estiagem na maioria dessas cidades.

Por conta da seca que se repetiu em 2016, provocando perdas de mais de 80% da safra na maioria dos municípios do semiárido piauiense, além de provocar a morte dos animais por falta de alimento e água, 117 decretos foram editados em 12 de julho pelo Secretaria de Estado da Defesa Civil e reconhecidos pelo Governo Federal no dia 13 de setembro de 2016. Esses decretos tinham validade de 180 dias e expiram na sexta-feira.

A maioria desses municípios ainda sofre os efeitos da seca, que se repete todos os anos, principalmente na região do semiárido piauiense. Já na região dos cerrados, as chuvas voltaram a cair com alguma regularidade.

Com os decretos, a Defesa Civil Estadual e Nacional ficam obrigadas a executar ações emergenciais de assistência, como o abastecimento d'água com carro-pipa e perfuração e equipagem de poços nas cidades com decretos reconhecidos.

Os produtores rurais também puderam renegociar suas dívidas com as instituições financeiras oficiais, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: