Geral

Amigos lamentam a morte de Gorete Ferreira nas redes sociais

Sexta - 25/08/2017 às 18:08



Foto: Reprodução Gorete Ferreira da Silva
Gorete Ferreira da Silva

Amigos, colegas de trabalho, políticos e autoridades, que conheciam Gorete Ferreira da Silva, postaram mensagens nas redes sociais lamentando o seu falecimento, ontem (24). O secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, divulgou nota de pesar.
“Em nome de todos que fazem parte da Secretaria, apresenta condolências aos familiares nesta hora de profundo pesar. Florentino Neto. Secretário de Estado da Saúde"

Maria Gorete Ferreira da Silva era enfermeira sanitarista, servidora efetiva do quadro de pessoal da SESAPI, militou no SUS/Piauí atuando na assistência, na gestão e no ensino, idealizando e coordenando grandes projetos para melhorar a prestação de serviços ao usuário. Foi pioneira nas discussões para a implantação de redes de atenção à saúde e de outros modelos de gestão e financiamento, como os consórcios intermunicipais, que viabilizaram a execução de diferentes ações com responsabilidades sanitárias compartilhadas dentro dos territórios de saúde.

Gorete Ferreira gerenciou áreas estratégicas da SESAPI, assessorando tecnicamente a gestão estadual na tomada de decisões importantes e apoiando os municípios na efetivação de ações voltadas para o fortalecimento da saúde no âmbito dos municípios, deixando um legado de austeridade e compromisso com a saúde pública do Estado do Piauí."

“Conheci a companheira Gorete na militância do PT no início da década de 90. Gorete esteve há frente das lutas na construção do sistema único de saúde e sempre presente nos movimentos dos trabalhadores, hoje fomos pegos de surpresa com a notícia de sua morte prematura causada por um câncer. Companheira Gorete, a sua história de luta é motivo de orgulho para todos, a sua partida representa um pedaço de nós que se foi, descanse em paz e que Deus lhe abençoe”, escreveu o deputado João de Deus.

O Conselho Estadual de Saúde do Piauí também divulgou nota. “O Conselho Estadual de Saúde do Piauí vem a público externar sua tristeza e ao mesmo prestar sua solidariedade à família de nossa Gorete Ferreira na ocasião de seu falecimento. Se você contar de 1979 até 2017. São 38 anos que militamos juntos: Do DCE da Ufpi, passando, pela criação da CUT, PT, SINTSPREVS PI, SUS, Controle Social e muitos outros. Guerreira, sábia das causas sociais. Enfermeira de Profissão, militante por vocação. Devemos muito a essa guerreira que nunca negou aos movimentos e sempre estava junto para pensar uma uma alternativa. Sem.mais palavras. GORETE FERREIRA estará sempre presente em nossas vidas de militante, principalmente na área de saúde. Viva Gorete”

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: