Americanos querem enviar missão ao asteroide do Armagedom

Missão deixaria a Terra no ano de 2026


Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Foto: Reprodução

Estudantes do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT em inglês) desenvolveram o projeto de uma nova missão que pode ser enviada em 2026 pela NASA ao asteroide Apophis, um dos objetos mais perigosos do espaço próximo, informa o site Space.com.

O Asteroide 2004 MN4, ou Apophis, foi chamado em nome do vilão do seriado Stargate: SG1. Durante muito tempo ele foi tratado como o asteroide mais perigoso para a humanidade, bem como para toda a vida terrestre. Este corpo celestial é bastante grande: o diâmetro dele é de cerca de 320 metros, seu peso alcança de 20 a 40 milhões de toneladas. Se colidir com a Terra, poderá haver a extinção de várias espécies.

Como informa o site, a equipe de 20 estudantes e dois professores do MIT desenvolveu os planos detalhados para a criação de uma sonda que possa ser enviada ao asteroide no momento da aproximação máxima com a Terra para medir com exatidão o peso, forma, densidade, velocidade da rotação e outras características físicas.

Este aparelho espacial, segundo explicam os cientistas, combina não só as características de missão cientifica, que se parece com o projeto OSIRIS-REx, que foi enviado a outro asteroide perigoso, o Bennu (1999 RQ36), mas também elementos de defesa planetária, que poderia avaliar o nível de ameaça do asteroide e buscar maneiras para sua eliminação.

O projeto mencionado já atraiu a atenção da NASA e o chefe do departamento de defesa planetária Lindley Johnson declarou que os planos dos estudantes e seus professores já podem ser enviados como proposta para a nova missão da NASA.

Fonte: Sputnik Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: