Educação

Alunos da rede estadual poderão fazer intercâmbio no Canadá

A partir do próximo ano, eles terão a oportunidade de fazer curso de língua inglesa nesse país.

Quarta - 19/07/2017 às 15:07



Foto: Álvaro Carneiro Wellington Dias apresenta potencialidades do Piauí
Wellington Dias apresenta potencialidades do Piauí

Uma boa notícia para os alunos da rede pública estadual do Piauí. A partir do próximo ano, eles terão a oportunidade de fazer curso de língua inglesa no Canadá, país de alto desenvolvimento humano da América do Norte. A proposta está em discussão e foi tema de encontro, nessa quarta-feira (18), em Toronto, entre o governador Wellington Dias, a secretária de Estado da Educação do Piauí, Rejane Dias, e a cônsul-geral do Brasil em Toronto, embaixadora Ana Lélia Benincá Beltrame.

De acordo com Rejane Dias, pela ideia em construção, o consulado ficará responsável pela emissão de vistos e contatos com as escolas e famílias que irão acolher os estudantes. Os cursos devem ter duração de um mês, preferencialmente durante o mês de julho e agosto, quando o clima é mais ameno. Os detalhes, como os critérios de seleção dos alunos, serão definidos no Brasil e o projeto será encaminhado ao consulado para que a cooperação seja concluída.

"O Canadá possui algumas vantagens em relação a outros países de língua inglesa. Por exemplo, o dólar canadense é mais barato que o dos EUA, além do país ser relativamente próximo e mais aberto para os alunos obterem vistos e outras autorizações", destacou Rejane Dias.

A representante para Educação do Consulado Brasileiro em Toronto, Adriana Hannickel, destacou que a visita da secretária foi bastante proveitosa para firmar a cooperação e, principalmente, conhecer o bem conceituado sistema educacional canadense. "É muito importante ela ter conhecido de perto a educação daqui e destacar os aspectos que podem ser aplicados no Piauí", completou Hannickel.

Ela acrescentou que os estudantes piauienses serão bem recebidos no país. "O Canadá é um país multicultural e o Brasil é hoje o país que mais possui estudantes vindos até aqui para fazerem curso de línguas. São todos bem-vindos", comentou Adriana.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: