Educação

Aluna do Piauí tira nota mil na redação do Enem 2017

Isabella tem 17 anos e praticou com diversos temas até se sentir preparada para a prova

Quinta - 18/01/2018 às 16:01



Foto: Arquivo pessoal Isabella Barros Castelo Branco
Isabella Barros Castelo Branco

A estudante Isabella Castelo Branco, 17 anos, é um dos 53 alunos em todo o Brasil que conseguiu a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Ela conta que a nota perfeita é resultado de muito treino. Além dos estudos na escola, ela fez curso de redação para praticar ainda mais, e não perdeu o foco na leitura. “Eu sempre leio muito, muitas atualidades, para ficar sempre antenada”, disse Isabella.

O tema da redação do Enem 2017, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", dividiu opiniões no ano passado. Isabela lembra que conseguiu ficar tranquila por conta do esforço empregado nos estudos.

“Na época todo mundo ficou surpreso com o tema, mas eu achava que estava preparada para qualquer tema, por que eu tinha feito muitos temas desconhecidos. Fiquei tranquila e sabia que vinha uma nota boa, por que foi muito treino”, relembra a estudante, que pretende tentar usar sua nota para entrar no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) ou na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Não quero sair daqui”.

A mãe de Isabella, Patrícia Rodrigues Castelo Branco, não esconde o orgulho. Para ela, a nota é resultado dos esforços da filha. Segundo Patrícia, a adolescente tem gosto pela leitura desde pequena. A mãe conta que sempre incentivou o gosto pela leitura. “Ela adora ler. O presente que Isabella adora receber são livros”, conta.

O jornalista Paulo Henrique Oliveira Barros, o "Paulo Pincel", lembra que o Salão do Livro é um dos programas prefeirdos da filha, desde o ensino fundamental. "Bella comprava os livros dela, lia e permutava com as colegas, que não compravam livros iguais. Elas mantem essa rotina até hoje. Daí podem ler mais livros, compartilhando entre os amigos [...] Isabella é dada a desafios. E quer sempre se superar. A irmã, Giovanna, também quase fez os mil pontos...acho que foram 980, na redação do Enem, há quatro anos. Bella bateu a nota da Gi. Danada!", comemora orgulhoso Pincel.

“A sensação é de dever cumprido. É muita euforia mesmo!” completa a aluna nota mil, sem conseguir conter o riso. 

Isabella Barros Castelo Branco
Isabella Barros Castelo Branco pretende cursar Medicina na UFPI, como a irmã, Giovanna.             

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: