Ciência & Tecnologia

Aeronave P3 da NASA se junta às buscas de submarino argentino

O submarino, com uma tripulação de 44 homens, apareceu pela última vez nos radares em 15 de novembro
Fonte: Sputnik News | Editor: Redação 19/11/2017 09:15
NASA NASAFoto: Sputnik Brasil

Uma aeronave da Agência Espacial dos EUA se juntou às operações de busca do submarino San Juan, da Marinha argentina, desaparecido desde quarta-feira, informou a embaixada norte-americana. "A ajuda dos EUA à Argentina nas buscas do submarino perdido está em andamento, incluindo a participação de um avião P3 da NASA", declarou a embaixada em sua conta do Twitter.

A aeronave se encontrava na Antártica realizando tarefas científicas como parte de um acordo entre a NASA e o Instituto Antártico Argentino. O avião está equipado com três sondas de radar, uma câmera de alta resolução e uma de infravermelhos para medir a temperatura da superfície do mar.

A aeronave conta ainda com um gravímetro e magnetômetro, elementos que registram pequenas alterações tanto de gravidade, como de campos magnéticos. O submarino, com uma tripulação de 44 homens, apareceu pela última vez nos radares em 15 de novembro. Os Governos do Chile, Estados Unidos e Reino Unido também ofereceram apoio logístico e intercâmbio de informações à Argentina para ajudar nas buscas. O presidente argentino, Mauricio Macri, concordou em aceitar qualquer ajuda internacional para encontrar submarino.

Comentários

Matérias Relacionadas