Geral

Adolescente agredido em escola está em estado grave há mais de um mês

O menor está no HUT após ser agredido em escola municipal

Segunda - 01/10/2018 às 16:10



Foto: Arquivo pessoal O adolescente continua em estado grave
O adolescente continua em estado grave

O caso de uma adolescente de 15 anos agredido dentro de uma escola municipal em Timon (MA) gerou revolta e insegurança. O menor J.S.S foi espancado por um colega de classe no dia 29 de agosto desde ano, e desde o ocorrido ele está internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O adolescente continua em estado grave. 

Os médicos ainda não sabem informar se o adolescente terá graves sequelas. J.S.S foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma ala reservada para pacientes que necessitam de cuidados especiais, considerados graves, mas que têm a necessidade de permanecer na UTI. 

O menor sofreu um trauma na cabeça e teve parte do cérebro comprometido com o impacto das agressões. Segundo os médicos, ele apresenta dificuldade monitora devido a uma sequela neurológica, mas não se pode afirmar que será permanente. O quadro clínico de J.S.S está sendo avaliado e pode evoluir a qualquer momento. 

Apesar de delicado, o quadro do adolescente apresentou melhoras satisfatórias, pois ele já reconhece os familiares e já respira sem ajuda de aparelhos. O menor ainda não anda e nem senta, ele também apresenta dificuldade para falar e teve a visão comprometida. 

 Família enfrenta dificuldades 

O pai do adolescente está sem trabalhar e a luz da casa da família foi cortada. Durante o dia, Dico, pai do garoto, passa o dia no hospital acompanhando o filho. A noite é a mãe quem dorme com o filho no HUT.  

Em entrevista ao Blog do Ribinha, Dona Raimunda, mãe do adolescente, disse que a situação da família está difícil e que o adolescente precisará de muitos cuidados quando receber alta. Dona Raimunda disse ainda que a Prefeitura de Timon prometeu um quarto para o adolescente e até agora nada. 

“Eles [Prefeitura] estão dando só transporte mesmo. Nunca nem vi a cara do prefeito. Meu filho continua sofrendo! Tô lá todo dia trocando a fralda dele”, disse dona Raimunda. 

Dona Raimunda, mãe do adolescente(Foto: Blog do Ribinha/ Dona Raimunda, mãe do adolescente agredido)

A mãe contou que os médicos confirmaram que ainda não podem dá um laudo, é que perdeu parte da visão e tenta recuperar os movimentos das pernas. 

“Eu quero justiça, quero que eles me ajudem como puder. Quero que eles deem um quarto equipado para meu filho. Quero que o prefeito venha aqui na minha casa para a gente conversar comigo porque eu sou mãe e ele é pai, tenho certeza que a gente conversando ele entende o que eu tô passando”, disse a mãe. 

Relembre o caso 

O adolescente foi brutalmente agredido dentro da sala de aula na frente da professora no dia 24 de agosto deste ano na Escola Municipal Urbano de Sousa Martins, em Timon. Após as agressões, a diretora da escola disse para o adolescente lavar a cabeça e ir para casa. 

Chegando em casa, o menor contou o ocorrido para mãe e disse que não se sentia bem. Em seguida desmaiou e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon e depois foi transferido para o HUT. 

A família acusa a direção da escola de ter omitido as agressões, não comunicando aos pais.  

Prefeitura diz que está colaborando  

Procurada pela equipe do Piauí Hoje, a Prefeitura de Timon informou que está auxiliando a família do aluno com transporte e toda a assistência necessária no HUT e demais necessidades. 

A Prefeitura disse ainda que devido a a gravidade do assunto, a Secretária Municipal de Educação, Dinair Veloso, pediu apoio ao Ministério Público para ajudar no acompanhamento das investigações sobre o caso. Veja a nota abaixo: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

  • A Prefeitura Municipal de Timon esclarece que o adolescente que encontra-se internado no Hospital de Urgência de Teresina tem sido acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início, auxiliando a família do aluno com transporte e toda a assistência necessária no HUT e demais necessidades  com o Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, assistente social e psicólogo. Tendo em vista a gravidade do assunto a Secretária Municipal de Educação, Dinair Veloso, pediu apoio ao Ministério Público para que o mesmo possa ajudar no acompanhamento das investigações sobre o caso. 
  • Reforçamos ainda que as escolas de Timon desenvolvem projetos de promoção à paz,  com iniciativas que pretendem promover a disciplina necessária para um bom funcionamento do ambiente escolar. 

Fonte: Prefeitura de Timon e Blog do Ribinha

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: