Política

Ação pode impedir diplomação de Firmino Filho e Luiz Júnior nesta quarta-feira

Reprovação das contas de campanha de Firmino Filho é o argumento da ação na 2ª Zona Eleitoral

Terça - 13/12/2016 às 12:12



Foto: Paulo Pincel Deputado estadual Dr. Pessoa (PSD)
Deputado estadual Dr. Pessoa (PSD)

A diplomação do prefeito reeleito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e do vice-prefeito eleito Luiz Júnior (PMDB), marcada para esta quarta-feira (14), às 19h, no edifício-sede da Justiça Federal, na zona Sul de Teresina, pode ser suspensa.

O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD), candidato derrotado à Prefeitura de Teresina nas eleições de outubro passado, ingressou com ação na 2ª Zona Eleitoral, solicitando ao juiz Reinaldo Araújo Magalhães Dantas, a não diplomação de Firmino Filho – e, por conseguinte, de Luiz Júnior – por irregularidade no pleito eleitoral deste ano.

Firmino Filho adiou para quinta-feira a viagem que fará ao exterior e vai estar na solenidade de diplomação. Na manhã desta terça-feira (13), Firmino Filjo inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil no Vale Quem Tem, na zona Leste de Teresina. Ainda na manhã de hoje, Firmino Filho reúne todo o secretariado que assume no dia 1º de janeiro. A reunião está marcada para às 11h, no Palácio da Cidade.

Contas de campanha   

O pedido de Dr. Pessoa se baseia na própria decisão do juiz Reinaldo Dantas, que na sexta-feira (9), decidiu pela reprovação das contas da campanha do prefeito Firmino Filho por várias irregularidades, entre elas a doação para a campanha de Firmino Filho feita por secretários e servidores municipais e por empresas, o que é proibido pela legislação eleitoral.  Os advogados de Firmino Filho adiantam que o recurso contra a decisão do juiz está sendo concluído e deverá ser aprovado sem ressalvas. 

Entre os doadores da campanha de Firmino estão os secretários municipais de Governo, Charles Silveira, e de Comunicação, Fernando Said, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), e até o ex-governador do Piauí Wilson Martins (PSB), além de várias empresas privadas - uma dessas doações somou R$ 100 mil.

Cassação

São várias as ações em que Dr. Pessoa tenta impedir a diplomação e até propõe a cassação de Firmino Filho. Entre as irregularidades supostamente cometidas estaria os gastos com publicidade nos primeiros meses de 2016 bem acima do que foi aplicado nesses serviços em 2015 “para influenciar o resultado das eleições”, acusa.

Dr. Pessoa pretende pedir a recontagem dos votos das eleições de 2 de outubro, alegando que eleitores que disseram ter votado nele não viram nem o nome nem a foto de Pessoa na urna eleitoral.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: