Brasil

Abraji divulga dicas de segurança para jornalistas envolvidos na cobe

Abraji dicas cobertura manifestações

Sábado - 22/06/2013 às 16:06



Foto: Diário do Povo Mais de 15 mil pessoas foram às ruas em Teresina
Mais de 15 mil pessoas foram às ruas em Teresina
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulga dicas de segurança do INSI (International News Safety Institute) para jornalistas envolvidos na cobertura das manifestações em todo o País. Para facilitar a leitura, o documento está dividido em tópicos.
Antes de ir a campo
- Certifique-se de que sua credencial está válida e à mão. Esteja também com sua identificação profissional (crachá da empresa ou similar).
- Tenha à mão o contato (preferencialmente, o celular) de outros colegas da redação (em especial editor, chefe de reportagem etc.).
- Leve equipamentos de proteção. Podem ser: capacetes (capacete de ciclista é uma opção acessível), máscaras com purificador de ar, respiradores de fuga e/ou coletes a prova de balas com placas de proteção extra, panos secos e camisetas extras, entre outros itens.
Gás lacrimogênio
- Se for atingido, não use vinagre. Não funciona. Use água.
- Para evitar ser atingido, fique contra o vento e mantenha-se o mais abaixado que puder, para ficar abaixo da névoa do gás, que tende a subir.
- Assim que a fumaça tiver se dissipado, ou você tiver mudado de lugar, procure ficar parado por um tempo com as pernas afastadas, os braços abertos e o rosto voltado para o vento até que os efeitos do gás passem. Isso permitirá que o vento sopre o gás das roupas e garante que você receba bastante ar fresco.
- Lave suas roupas o quanto antes puder, ou o gás ficará nelas por muitos meses. Isso também vale para capas de microfones e fones de ouvido.
- Se você não tem acesso a estes equipamentos, a melhor alternativa são máscaras com purificadores e respiradores de meia-face ou descartáveis, que são mais baratos.
- Mulheres: considerem não usar maquiagem, pois o gás adere a ela.
- Se você não tiver um pano seco ao alcance, puxe sua blusa para cobrir o nariz e a boca e assim proteger o fluxo de ar. O ar no lado de fora da blusa provavelmente estará contaminado pelo gás.
- Procure não usar lentes de contato, já que o gás lacrimogênio entra por baixo delas.
- Use calçados confortáveis, com os quais você possa correr.
- Use tecidos naturais, pois são menos inflamáveis que os sintéticos.
Dicas gerais
- Equipe sua mochila com suprimentos suficientes para um dia: capa de chuva leve, alimentos leves e água, baterias de reserva para equipamentos eletrônicos, equipamento de proteção.
- Não coloque bolsas ao redor do pescoço nem leve nada que não possa carregar com você.
- Use um porta-documentos amarrado ao corpo sob a roupa para mantê-las com você. Também pode ser uma tornozeleira que comporte dinheiro, celular extra, cartões extras e bateria. Mulheres: o sutiã pode ser uma alternativa.
- Leve um kit de primeiros-socorros e esteja apto a usá-lo.
- Carregue os números de telefone de seu editor e de seu advogado (ou do advogado da empresa). Certifique-se de que seu editor saberá quem (família, amigos) e como contatar no caso de você ser preso ou ferido.
- Configure um número de emergência para discagem rápida em seu celular, inclusive no extra.
- Se possível, estude o mapa da área antes de ir a campo. Considere filmar o local previamente a partir de lugares altos.
- Faça um exercício mental de "e se?" - e planeje o que você pode fazer em cada situação imaginada. Não saia a esmo, sem qualquer planejamento.
- Combine um ponto de encontro com sua equipe, caso vocês se percam, e um lugar seguro para onde ir caso a situação fique muito perigosa.
- Tente não ir sozinho. Se puder, leve alguém para vigiar a retaguarda enquanto você fotografa.
- Assim que chegar, procure por rotas de fuga e certifique-se de que saberá para onde ir se perder a orientação.
- Tente permanecer às margens da multidão e não fique entre policiais e manifestantes.
- Mova-se vagarosamente em meio às multidões e siga o fluxo se possível. Mantenha uma postura firme e use as mãos para abrir caminho, como se estivesse nadando em meio às pessoas.
- Multidões têm vida própria. Esteja sempre atento ao humor e à atitude geral.
- Avise seus editores se o humor começar a mudar e comece a pensar em um plano.
- Se planejar mudar de direção, verifique a situação de lá com pessoas que estejam vindo de onde você pretende ir.
- Equipes de TV devem carregar o mínimo de equipamentos possível. Ao identificar possibilidade de agressão, certifique-se de que sua mochila é grande o suficiente para colocar o tripé e guarde-o. Esteja preparado para deixá-lo para trás se precisar fugir.
- Carregue sua mochila à sua frente, assim você pode vê-la o tempo todo.
- Se a polícia te prender, tente pedir para eles ligarem para sua chefia, se você tiver o número. Tente falar com um oficial superior, pois isto terá mais impacto.
- Ligue para seu editor, cheque se a empresa disponibiliza serviço jurídico.
- Evite situações de violência, se você puder, e afaste-se para filmar, se necessário
- Fique de olho nas movimentações da polícia. Veja qual é o calibre/alcance das armas à distância para antever o próximo nível que o embate com os manifestantes atingirá.
- Cuidado com táticas como o "encurralamento" - a polícia direciona a multidão para um local restrito que não permite a dispersão. Cuidado para não ser pego no meio.
- Observe as ruas do entorno. Os policiais geralmente vão se reunindo por ali; tente perceber para onde estão indo.

Fonte: Abraji

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: