Olhe Direito!

Olhe Direito!

Aberta seleção para Residência Médica 2016 da Rede Estadual de Saúde

Domingo - 17/01/2016 às 18:01



 A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) – empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado –, lançou na sexta-feira (15), edital do processo seletivo nº 004/2016 para ingresso na Residência Médica/2016 da Rede Estadual de Saúde, que será realizado por meio do Núcleo de Eventos e Concursos da Universidade Federal do Maranhão (Nec/Ufma).
Serão 20 vagas no programa distribuídas nas seguintes áreas: Clínica Médica (cinco vagas) e Cirurgia Geral (nove vagas) – com duração de dois anos; Ortopedia e Traumatologia (uma vaga), e Psiquiatria (cinco vagas) – com duração de três anos.
A programação, supervisão e avaliação do Programa de Residência, são de responsabilidade da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Estadual Nina Rodrigues, em acordo com os dispositivos propostos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/SESu/MEC – Brasília/DF).
As inscrições para o seletivo começaram na sexta-feira (15) e seguem até a próxima quinta-feira (21), via Internet, no portal HTTP://WWW.CONCURSOS.UFMA.BR. Para inscrever-se, o primeiro critério é ter concluído o curso de graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou com prazo de conclusão até o dia 31 de janeiro de 2016.
O seletivo será realizado com prova escrita de caráter eliminatório e classificatório, conforme conteúdo programático disponível no edital. Nessa primeira etapa serão eliminados os candidato que não acertarem, no mínimo, 50% das questões. As provas serão realizadas às 9h do dia 21 de fevereiro de 2016.
A segunda etapa será de pontuação adicional, conforme regulamentado pela Resolução CNRM N° 02, de 27 de agosto de 2015, a qual designa que o candidato que anteriormente a data do início do Programa de Residência Médica tiver participado e cumprido integralmente o Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (Provab) a partir de 2012, ou ter ingressado nos programas de residência em Medicina da Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) a partir de 2015, e concluído o programa, receberá pontuação adicional na nota.
Serão selecionados os candidatos que obtiverem as maiores notas, por área, de acordo com as vagas, respeitada a nota mínima de 50%. O gabarito provisório será divulgado no mesmo dia da realização da prova, a partir das 18 horas, no endereço eletrônico do Nec/Ufma, bem como no quadro de avisos da Secretaria da Comissão de Residência Médica (Coreme).
O gabarito definitivo e o resultado final do processo seletivo serão divulgados a partir do dia 26 de fevereiro. A posse e a matrícula dos candidatos aprovados e selecionados serão efetuadas junto à Secretaria da Coreme/HNR, no dia 29 de fevereiro.
Os Programas de Residência Médica terão início no primeiro dia útil do mês de março de cada ano. Ao médico residente será assegurada uma bolsa de estudo de acordo com alteração do art. 4° da Lei N° 6.932, de 07/07/1981 e pela Lei N° 11.381, de 01/12/2006 no valor correspondente a R$ 2.976,26 por regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais a ser paga pelo Programa Pró-Residência, do Ministério da Saúde.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: