Especiais

Protestos pacíficos marcam 7 de setembro em Teresina

Os protestos contra o Governo Temer ocorreram em todo o País; manifestantes também querem eleição direta para presidente

Quarta - 07/09/2016 às 16:09



Foto: Samuel Brandão Protesto pacífico no desfile do 7 de setembro
Protesto pacífico no desfile do 7 de setembro

O 7 de setembro, dia da independência do Brasil, foi marcado por protestos contra o governo Temer em todo o país, em Teresina não foi diferente, um grupo de manifestantes levou faixas, apitos e aproveitou o tradicional Desfile Cívico e Militar para protestar, em um novo "Grito do Ipiranga", contra as ações políticas recentes que levaram ao cargo, o atual presidente do Brasil.

O desfile militar desse 7 de setembro reuniu mais de 25 mil pessoas na avenida Marechal Castelo Branco, que foram prestigiar na manhã de hoje, a data de independência do Brasil, que completa 194 anos.

Autoridades como a vice governadora, Margarete Coelho, participaram do eventoAutoridades como a vice governadora, Margarete Coelho, participaram do eventoFoto: Samuel Brandão

Ao todo desfilaram mais de 60 entidades, dentre elas, escolas particulares, estaduais e municipais, tropas militares e instituições, como a maçonaria e os escoteiros. O evento também contou com a participação da vice-governadora, Margareth Coelho, e do secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu.

Em meio ao desfile, um grupo aproveitou para protestar pacificamente contra o “Golpe de Estado”, segundo os manifestantes, implantado pelo atual presidente, Michel Temer e o ex-presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha.

Desfile do 7 de SetembroDesfile do 7 de SetembroFoto: Samuel Brandão

Para Fabíola Lemos, professora de sociologia e filosofia, esse protesto tem a importância simbólica de evidenciar o período que o país está vivendo, diante de um golpe político. “Nós queremos mostrar para sociedade, que no Brasil, a nossa história, sempre tentou forçar um patriotismo de forma artificial, sem uma base popular, é preciso demonstrar que o povo tem participação sim no processo”.

“Hoje é um dia simbólico, dia da independência do Brasil, tivemos sim uma participação popular nessa independência, mas normalmente, nossa história, olhada de uma forma mais positivista, mais elitista, não incluiu o povo e por isso, nós brasileiros, temos uma dificuldade de conhecer essa participação. Hoje em pleno ano 2016 , o povo ainda está de fora desse processo, só que dessa vez, legitimado por uma justiça corrompida, por instituições extremamente frágeis, como são nossas instituições políticas e jurídicas, e por isso nós precisamos estar aqui demostrando que o povo tem que ter o poder, tem que ter a voz e ocupar os espaços”, afirma a socióloga Fabíola Lemos.

Desfile de 7 de setembro em TeresinaDesfile de 7 de setembro em TeresinaFoto: Samuel Brandão

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: