Sem Bullyng, Pratos Saudáveis com Cor e com Sabor

Em tempos de inclusão social, arquitetos, designers e educadores do mundo inteiro se unem para difundir a ideia do Desenho Universal. Trata-se da tentativa de tornar o mundo com acessos universais, sem segregações.

O conceito Desenho Universal, foi introduzido na década de sessenta por países do primeiro mundo. A ideia é genial, um mundo com produtos e ambientes que possam ser usados e manipulados por pessoas com as mais diferentes condições, independente do tamanho do corpo, da sua postura ou de sua mobilidade: as crianças, os adultos muito altos ou muito baixos, os anões, os idosos, as gestantes, os obesos, as pessoas com deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida. O Desenho Universal, na sua essência, é a busca um mundo mais humano e democrático.

Desenho Universal Desenho Universal Foto: internet

A gastronomia também tomou o rumo do “comer universal”. Os alimentos são classificados pelos seus componentes e existem pratos sofisticados e saborosos para que as pessoas que tem restrições alimentares não fiquem de fora das delícias de uma festa.

Já foi o tempo em que pratos adequados para dietas eram sem graça, sem cor e sem gosto. A tecnologia avançou e estas iguarias estão se tornando tão saborosas que até duvidamos se são para quem tem alguma restrição alimentar. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Raros são os restaurantes se preocupam em amenizar essas diferenças.

O Cheesecake é uma sobremesa de origem da Grécia antiga e adaptada pelos americanos na década de setenta. O Cheesecake com calda de frutas vermelhas é um dos mais apreciados.

Para quem tem restrição à ingestão de açúcar a versão da receita de Cheesecake diet com calda de frutas vermelhas é sofisticada e deliciosa.

Cheesecake Diet com Calda de Frutas Vermelhas Cheesecake Diet com Calda de Frutas Vermelhas Foto: Foto: Goretti Mendes

Visualmente fica um show. A beleza das cores, a combinação perfeita do azedinho das frutas vermelhas e o sabor do queijo fazem com que esta sobremesa, mesmo diet, seja maravilhosa para qualquer paladar. O mais fantástico, é muito fácil de preparar. Podem se jogar nesta aventura sem medo de errar.

Cheesecake Diet com Calda de Frutas Vermelhas Cheesecake Diet com Calda de Frutas Vermelhas Foto: Foto: Goretti Mendes

Cheesecake Diet com Calda de Frutas Vermelhas

Para a massa:

500 g de ricota fresca

200 ml de leite de coco (eu uso o natural, coco fresco batido no liquidificador com água quente e coado)

1 lata de leite condensado diet

4 ovos

1 colher de sopa de manteiga ou margarina

Para a calda:

Frutas congeladas (200 gr de cada): mirtilo, morango, framboesa e amora. Separe algumas frutas para a decoração.

01 copo de suco de laranja

01 colher de adoçante em pó para culinária

Modo de fazer a massa:

Bater os ingredientes no liquidificador e colocar em uma forma de fundo removível untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 1 hora. Na parte de baixo do forno coloque uma travessa com água para que durante a cocção para que o bolo mantenha a umidade e fique com uma textura mais cremosa. Espere esfriar, desenforme e cubra com a calda de frutas vermelhas.

Modo de preparar a calda:

Colocar em uma panela as frutas vermelhas (reserve algumas frutas para a decoração), juntar o de suco de laranja e o adoçante. Mexer e deixar ferver por uns dez minutos ou até chegar à consistência desejada.

Decore com algumas frutas e sirva gelado.

Para quem tem restrições de ingestão de açúcar, glúten e lactose, um Bolo de Bananas, Maçãs e Passas que é incrivelmente gostoso para acompanhar um cafezinho à tarde. O doce natural das frutas dão o sabor especial em dose perfeita para esse bolo que se pode comer sem nenhuma culpa.

Bolo de Bananas, Maçã e Passas Bolo de Bananas, Maçã e Passas Foto: Goretti Mendes

Bolo de Bananas, Maçã e Passas

Ingredientes:

04 bananas

01 xícara, das de chá, de passas pretas

¾ de xícara, das de chá, de óleo

03 ovos

Bater os ingredientes no liquidificador.

Em uma tigela, misturar e acrescentar à massa:

02 xícaras, das de chá, de aveia em flocos

1/2 xícara, das de chá, de farinha de linhaça

01 banana picadinha

01 maçã picadinha

01 xícara, das de chá, de uvas passas

01 colher, das de sopa, de fermento em pó

01 colher, das de chá, de canela em pó

1/2 xícara de nozes, castanhas do Pará e castanhas de cajú picadinhas (opcional)

Misture tudo e leve ao forno pré-aquecido, em forma untada e enfarinhada, para assar por mais ou menos uns 40 minutos.

Bolo de Bananas, Maçãs e Passas Bolo de Bananas, Maçãs e Passas Foto: Goretti Mendes

Comentários

COZINHARTE

Goretti Mendes

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Piauí. Amante da arte sob qualquer forma de expressão, vê na Gastronomia e na Arquitetura artes que se complementam.

Sobre o Blog

Nesta coluna abordaremos os mais diversos assuntos sobre a arte de cozinhar, sobre boas experiências na cozinha. Falaremos da arquitetura como arte complementar da gastronomia.

Apoio:

Colunas e Blogs