SABOREANDO NOTÍCIAS

Por Edna Guedes

Hipertensão x Alimentação

Hipertensão HipertensãoFoto: Divulgação

O brasileiro está acostumado com muito sal na comida, o que pode gerar um grande perigo para a saúde. A hipertensão arterial, chamada de “pressão alta”, ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias. Podendo ter como causa a hereditariedade, alimentação inadequada, rica em sal, gordura e açucares, excesso de peso, sedentarismo, stress entre outras.

A recomendação mundial de ingestão de sal é de no máximo 5 gramas por dia. Então muito cuidado, pois essa quantidade é facilmente ultrapassada quando consumimos alimentos enlatados, salgadinhos, molhos prontos, sopas em pó, defumados entre outros ou quando exageramos no sal na hora de temperar os pratos. A orientação é fazer uma dieta hipossódica, mas o que seria isso? Resumidamente é uma dieta com pequenas quantidades de sódio, que é um mineral presente naturalmente nos alimentos, porém é encontrado em maior quantidade no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em alimentos industrializados.

Assim os hábitos alimentares saudáveis podem diminuir consideravelmente o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame) que são consequências da hipertensão.

Comece a reduzir o sal de suas refeições assim que terminar de ler essa matéria, e caso tenha dúvidas procure um nutricionista, profissional indicado para fazer o plano alimentar individualizado e prescrever uma dieta adequada, com alimentos pobres em sódio, gordura e processados levando em consideração suas necessidades nutricionais e preferências alimentares.

Como diminuir o sal na hora de cozinhar? Essa é a dúvida de muitos, desta forma, veja essa dica básica e eficaz para substituir ou diminuir o sal de sua refeição.

Combinando alimentos

· Utilizar bastante temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa, cebolinha e manjericão realçando o sabor natural dos alimentos, além de contribuir com sua saúde, torna a comida mais saborosa e rica nos diversos aromas que a natureza nos presenteia diariamente.

Dicas:

  1. Mude seu estilo de vida e procure se informar mais sobre alimentação e saúde;
  2. Faça uma reeducação alimentar;
  3. Pratique atividade física diariamente, pelo menos 30 minutos;
  4. Se fizer uso, não esqueça sua medicação para diabetes e hipertensão;
  5. Reduza o consumo da bebida alcoólica e cigarros;
  6. Evite o stress;
  7. Seja feliz e coloque sua saúde em primeiro lugar!

Receita do Dia

ESPAGUETE COM ABOBRINHA

Espaguete com Abobrinha

Ingredientes:

2 abobrinhas médias raladas

1 pacote de espaguete integral

5 dentes de alho amassados

Folhas de hortelã e

Azeite de oliva e sal de ervas

Castanha-do-brasil picada

PREPARO

Em uma frigideira larga e funda, doure o alho no azeite.Junte a abobrinha e o sal de ervas . Refogue rapidamente e desligue o fogo. Cozinhe o espaguete sem óleo pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e leve a massa para a frigideira onde está a abobrinha. Acrescente o hortelã, misture e sirva com castanha por cima.

Comentários

SABOREANDO NOTÍCIAS

Edna Guedes

EDNA GUEDES é graduada em nutrição pela UFPI - Universidade Federal do Piauí e Pós-graduada com Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ/Brasília; Especialização em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/FIOCRUZ, e em Nutrição Materno Infantil pela UFPI. Foi professora substituta da UFPI; Foi servidora do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição - CGPAN, em Brasília, e nutricionista da FUNASA na Casa de Saúde Indígena, em Teresina. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI; É membro do CEDIPI - Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Piauí. Realiza palestras e treinamentos em Segurança Alimentar e Nutricional, implantando Boas Práticas em Serviços de Alimentação e Nutrição. Edna sempre teve a paixão pela cozinha, despertada através de tradições da família. Está cursando Tecnólogo em Gastronomia no IFPI – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí. Fez cursos ligados a alimentação vegetariana em Recife e Brasília, onde morou e estudou por alguns anos. Edna é sócia fundadora da COONUTRI – Cooperativa de Nutricionista do Piauí, onde realiza atendimento clínico nutricional e divide seu tempo com as atividades de produção de refeição dentro da própria cooperativa, na COONUTRI COMER BEM com um seguimento voltado para alimentação saudável da população sadia e enferma. Além disso, ministra aulas personalizadas de gastronomia sempre com o objetivo de fazer do ato de cozinhar um prazer na vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.

Sobre o Blog

Prezado leitor, Saboreando notícias será o novo quadro semanal no qual a nutricionista Edna Guedes abordará temas ligados à nutrição e gastronomia, com o objetivo de contribuir para ampliar sua alegria de viver e comer forma saudável para que você, querido leitor, possa ter vida longa, com saúde e disposição.

Apoio: