Olhe Direito!

Olhe Direito!

Dois documentos de memória

Trabalhador que fez sucesso por suas qualidade e esforço pessoal, Francisco Carvalho e Silva tem mais de 60 anos de formado em Direito

Alvaro o Mota

Terça - 20/02/2024 às 06:22



Foto: Divulgação Livro
Livro

Livros de memória, mais ainda se produzidos e editados pelos autores ou narradores em vida, são documentos fundamentais para retratar determinados recortes de tempo e espaço. Por isso, durante o feriado de carnaval, entendi mais ainda quão relevante são dois livros publicados por Carvalho e Silva, empresário e homem público piauiense. Recebi os exemplares na quinta-feira antes das festas e os li com o devido interesse.

Pareceram-me de boa importância como referenciais de pesquisa os livros “Momentos e gestos que marcam”, coletânea de discursos e textos de opinião publicados em jornais; e “Recortes de uma época”, que traz uma série de recortes de jornais e fotos cobrindo a ampla carreira pública de Carvalho e Silva.

A leitura do segundo livro – recortes de jornais e fotos que ilustram a trajetória de vida do autor entre 1964 e 2011 – foi certamente o que mais me causou impacto visual e despertou em mim memórias afetivas, considerando o fato de que Carvalho e Silva era amigo de meu pai, Berilo Mota, o que me levou desde cedo a compreender sua natureza de pessoa inteligente, afável, sempre muito cavalheiresco e gentil.

Trabalhador que fez sucesso por suas qualidade e esforço pessoal, Francisco Carvalho e Silva tem mais de 60 anos de formado em Direito e ocupou cargos como o de diretor dos Correios, deputado estadual entre 1967 e 1979, secretário de Trabalho e da Indústria e Comércio. Empresário, destacou-se como bem-sucedido empreendedor no ramo imobiliário. Tudo isso faz de sua vida um espaço de interesse para os que daí possam tirar lições. E não são poucos os aprendizados possíveis.

Uma dessas lições pode estar em ideias como a de fazer de um velho prédio de um quartel um espaço para a arte e a cultura populares. Coube a Carvalho e Silva, enquanto secretário de Indústria e Comércio do Piauí, no governo de Hugo Napoleão (1983-1986), desincumbir-se da tarefa de implantar o Centro Artesanal Mestre Dezinho, no antigo quartel da Polícia Militar, no Centro de Teresina. Hoje, é uma referência importante para a cidade

Essa lição concreta de vida e ação pública e política encontra registro no livro Momentos e gestos que marcam”, onde está registrado um encontro com o padre Manoel Lira Parente e o aproveitamento da tecnologia social dele – até hoje algo fundamental nos sertões do Piauí; ou ainda do registro de encontro com o dr. Mariano Gayoso Castelo Branco, em que o autor destaca o caráter retilíneo do respeitado médico – e mais não se fala para, como se diz hoje, não dar “spoiler”.

Por óbvio, então, tratam-se os dois livros de registros que podem e devem estar à mão dos que pretenderem compreender ou estudar um período da História a partir do documento pessoal criado por Carvalho e Silva.

Álvaro Fernando da Rocha Mota é advogado. Procurador do Estado. Ex-Presidente da OAB-PI. Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Direito pela PUC-SP. Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses. Presidente do CESA-PI.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: