Saúde

Wellington Dias garante vacinação gratuita contra Covid-19 a todos os municípios do Piauí

A expectativa é que a vacina seja distribuída em janeiro de 2021

Alinny Maria

Terça - 01/12/2020 às 12:58



Foto: Piauí Hoje Governador Wellington Dias fala sobre a vacina contra Covid-19
Governador Wellington Dias fala sobre a vacina contra Covid-19
O governador Wellington Dias (PT) realizou no início da tarde desta terça-feira (01) uma transmissão ao vivo nas redes oficiais do Governo do Estado para falar sobre as ações de combate à Covid-19 e questões  relativas à vacina contra a doença. Ao iniciar a fala, Wellington Dias deixou claro que não há nenhuma determinação sobre decretar lockdown no estado.

Antes de falar da vacina contra a Covid-19, o governador apresentou os dados referentes à pandemia no Piauí desde o mês de março até o momento atual. O Piauí registrou 127.686 casos do novo coronavírus em todos os municípios; 2.634 óbitos em 197 municípios e foram realizados 408.559 testes para detectar o novo coronavírus.

O governador apresentou as cinco vacinas contra a Covid-19 que estão em fase de conclusão e disse que a vacinação pode ter início em janeiro de 2021. As vacinas apresentadas pelo governador são as da Oxford, Coronavac, Pfizer, Johnson & Johnson e Sputnik V.

Segundo Wellington Dias, o laboratório do Coronavac deve fazer a distribuição da vacina até janeiro. "O ideal é que o Brasil possa aderir ao critério de  agendamento, que pode ser feito pelo aparelho celular, pelo computador ou nos postos de saúde. Isso para não haver uma situação que crie tumulto", disse o governador.

Sobre a disponibilidade da vacina no Piauí, Wellington Dias disse que deve seguir o calendário nacional e que há uma promessa para que sejam entregues até o mês de janeiro 40 milhões de doses da vacina Coronavac. A AstraZeneca também está prevista para ser entregue até o final de janeiro. 

"Serão doses gratuitas para o plano nacional de imunização. Isso não impede a rede privada de comprar a vacina, não impede de alguém comprar a vacina para tomar. É da mesma forma que os testes. Haverá  dupla alternativa. O Piauí vai adquirir e vai garantir a vacinação gratuita. Haverá vacinação em todos os municípios", destaca o governador. 

O plano já está sendo estudado há mais de 40 dias, em parceria com o Ministério da Saúde, pelos setores da Atenção Básica, Alta Complexidade em Saúde, Vigilância Sanitária e Comunicação. Segundo a estratégia, que ainda está em elaboração, os grupos prioritários na primeira fase de vacinação seriam os idosos acima de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. A Sesapi, junto com os municípios, fará um trabalho de busca a este público.

“Esse é um plano preliminar que, obviamente, poder sofrer alterações conformes as vacinas sejam aprovadas e vai ser atualizado constantemente. O objetivo é contribuir para a imunidade da população, atuando de duas formas: prevenindo a infecção e como barreira para impedir a propagação dessa infecção com outras doenças. Inicialmente, vacinaremos as pessoas dos grupos prioritários, que são as mais expostas e com risco de desenvolver mais complicações. Logo após, iremos, progressivamente, ampliar essa cobertura vacinal no decorrer do ano à medida que novas doses forem sendo disponibilizadas”, esclareceu o coordenador do COE, José Noronha Vieira Júnior.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: