Saúde

ALERTA

Pomada de cabelo queima olhos de 17 pessoas; vítimas são levadas ao HUT

O HUT alerta para o uso inadequado de uma pomada modeladora de cabelo que pode causar até cegueira

Alinny Maria

29 de janeiro de 2024 às 07:24


O uso inadequado de uma pomada para cabelo foi o que causou as queimaduras nos olhos
O uso inadequado de uma pomada para cabelo foi o que causou as queimaduras nos olhos

Teresina (PI) - Pelo menos 17 pessoas deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesse domingo (28) com  queimaduras químicas nos olhos. O aumento significativo nos atendimentos de emergência oftalmológica se deu ao  uso inadequado de uma pomada para cabelo para a produção de tranças e penteados, principalmente por frequentadores do Zé Pereira de Timon, que ocorreu neste fim de semana.

A pomada em questão é utilizada para modelar cabelos e possui substâncias químicas agressivas que, ao entrar em contato com os olhos, provocam lesões graves, podendo resultar em complicações sérias, inclusive a perda da visão.

De acordo com a oftalmologista Aline Guimarães, do HUT, os pacientes chegam ao hospital com dor intensa causada pelo contato do produto químico com a córnea. A Dra. Aline Guimarães ressalta que a maioria dos casos ocorreu com pessoas que utilizaram a pomada modeladora durante o Zé Pereira de Timon e, posteriormente, foram expostas à chuva.

A equipe médica do HUT alerta sobre os riscos associados ao uso inadequado de produtos químicos nos cabelos. A orientação é que a população  busque  atendimento médico imediato em caso de irritação ou desconforto nos olhos após o uso dessas substâncias.

Fonte: Com informações do HUT



@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction