Saúde

Penitenciárias do Piauí recebem equipes da Estratégia Saúde da Família

Sejus Estratégia Saúde penitenciárias

Terça - 16/02/2016 às 14:02



Foto: Sejus Atendimento Odontológico na Irmão Guido
Atendimento Odontológico na Irmão Guido
Como parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), três penitenciárias do Piauí já vão receber recursos do Ministério da Saúde para implantar equipes da Estratégia Saúde da Família.

A Casa de Detenção de São Raimundo Nonato será a primeira a implantar a Estratégia, disponibilizando equipe multiprofissional para prestar assistência básica à saúde - com médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

As unidades prisionais de Bom Jesus e Floriano serão as próximas. Esses três municípios aderiram à Pnaisp e a meta da Secretaria de Justiça (Sejus) e da Secretaria de Saúde do Piauí é ampliar os convênios para a implantação da Política em todas os presídios do Estado.

"A Pnaisp garante atendimento da atenção primária (atenção básica), secundária (consultas e exames especializados) e terciária (cirurgias e procedimentos mais complexos) em rede com o Sistema Único de Saúde municipal e estadual", explica Agatha Knitter, coordenadora de Saúde Prisional da Sejus.

Testes de saúde são feitos via oral - A equipe de saúde da Secretaria de Justiça realiza testes rápidos de saúde juntos aos internos dos presídios do Estado. Um dos testes, feito por fluido oral, serve para identificar se os detentos têm ou não HIV e o resultado sai entre 10 a 15 minutos, o que colabora na obtenção do rápido diagnóstico e consequentemente agiliza o processo nos casos que requerem tratamento. Além dos testes de HIV, são feitos testes rápidos de sífilis e hepatite B e C.

Secretaria de Justiça universaliza atendimento à saúde no sistema prisional

De acordo com a Coordenadoria de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, todas as unidades prisionais do Estado são assistidas por equipes de saúde que prestam atendimento básico à saúde dos detentos e que a meta é ampliar a adesão dos municípios à Pnaisp, garantindo mais recursos para o setor.

Além disso, um convênio feito pela Sejus com o Departamento Penitenciário nacional (Depen), vai aparelhar sete Unidades Básicas de Saúde em estabelecimentos penais do Estado. O que vai aumentar e melhorar o número de atendimentos em saúde nas unidades prisionais.

Para o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira Valente, o aparelhamento dos presídios vai "melhorar as condições de assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade, dentro dos padrões de atenção básica exigidos pelo Governo Federal".

Nas Unidades de Saúde das penitenciárias, será oferecido atendimento médico geral, psicológico, odontológico, nutricional, enfermagem, ambulatório, farmácia e serviço social, prevenção na área de saúde mental, saúde da mulher, controle e acompanhamento de hipertensão e diabetes, tuberculose, hanseníase, DSTs, HIV, imunização e outros.

Doze presídios contam com atendimento odontológico - A Secretaria de Justiça implantou 12 consultórios odontológicos, em 2015, para atender a detentos e servidores no sistema penitenciário do Estado. A estruturação dos consultórios faz parte da doação do programa Brasil Sorridente, do Governo federal.

Fonte: Sejus

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: