Ortopedista explica medidas para saúde das crianças

Mochila adequada e avaliação postural ajudam a evitar problemas mais graves no futuro


Má Postura

Má Postura Foto: Reprodução / Internet

O início do ano letivo já se aproxima e esse é um momento em que pais e responsáveis saem as compras para escolher a mochila ideal, item cuja compra deve ser bem pensada, já que quando utilizada de forma inadequada pode desencadear problemas futuros na coluna.

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda, além da estética, algumas categorias de segurança devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

“Prefira os modelos com duas alças, largas e acolchoadas com cinta adicional para o suporte lombar; o peso na hora de carregar não deve passar de 10 % do peso da criança; o fundo da mochila não pode ficar a mais que 10 cm abaixo da altura do umbigo para impedir o aumento do esforço na manutenção da postura ereta. Além disso, na hora de adquirir a de rodinhas é fundamental que ela esteja adequada à altura do estudante, possibilitando que ele fique com as costas retas ao puxá-la”, esclarece o ortopedista.

Avaliação postural infantil

O período de volta às aulas é também um momento interessante para que seja realizada uma avaliação postural nas crianças, técnica que permite diagnosticar desvios posturais.

“Devido à sua flexibilidade, a criança tem tendência a ficar em posições erradas e mesmo assim se sentir confortável. Por isso, devemos ficar atentos a posição corporal de nossas crianças, seja para observamos posições erradas e já corrigi-las ou para identificar o início de uma deformidade que se apresente de maneira sutil”, explica o médico.

O ortopedista ainda explica que algumas atividades físicas e esportes podem comprometer a saúde postural, como exercícios com muito peso, que podem gerar dor por excesso de força ou causar pequenos traumas repetidos. Por isso, é importante observar e acompanhar a vida da criança, já que a longo prazo a má postura pode evoluir para problemas mais sérios.

“Sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura das crianças é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois muitas vezes o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado e evitar alterações mais severas no futuro”, finaliza Luiz Cláudio.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: