Saúde

Firmino Filho diz que não há previsão para retorno das aulas presenciais na rede municipal

A declaração ocorreu durante a apresentação da 20ª pesquisa de investigação sorológica da Covid-19

Alinny Maria

Quinta - 24/09/2020 às 12:32



Foto: Divulgação Firmino Filho em videoconferência com jornalistas
Firmino Filho em videoconferência com jornalistas

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), apresentou aos jornalistas na manhã desta quinta-feira (24) os dados da 20ª Pesquisa de Investigação Sorológica realizada no período de 18 e 20 de setembro em Teresina. O número de positivados para o novo coronavírus caiu 18,09%. Nesta nova fase da pesquisa foram identificadas 126.873 pessoas com o vírus, enquanto na sondagem anterior o número era de 154.721.

Na videoconferência, o prefeito falou que não tem previsão para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Teresina. Firmino destacou que são 92 mil crianças e adolescentes que fazem parte da rede de ensino e todo o processo de retomada deve ser feito de forma segura. " É uma medida muito drástica porque mexe com a vida de 92 mil crianças e adolescentes", disse.

A pesquisa também revela que os números de atendimentos a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceu em 23,5% quando comparada com os dados de 14 dias atrás. “Já vimos esse aumento antes. Observando o gráfico desse processo de queda nos atendimentos às síndromes gripais graves, podemos ver que tem altos e baixos. Mas é um dado que precisamos monitorar ao longo das próximas semanas, verificar com atenção se esse aumento é contínuo ou não,” destacou Firmino Filho.


A quantidade de pessoas com o vírus identificada na sondagem é quatro vezes maior que os 28.332 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no momento da coleta dos dados. A cidade possui 24.994 pessoas com infecção recente, o que significa que estão com o vírus ativo e na fase de transmissão. Já quanto à infecção remota, que representa o número de imunes, a quantidade foi de 51.891.

Zona Norte tem o maior número de infectados

Nesta etapa da sondagem, a zona Norte lidera o ranking de casos de Covid-19 e aparece com 33% de pessoas infectadas com o Coronavírus. Em seguida aparece a zona Sul, registrando 30% dos casos. A zona Leste representa 19% dos casos, e a zona Sudeste confirmou 17% das pessoas da região com a doença.

Pessoas acima dos 70 anos representam apenas 2% dos infectados

A faixa etária entre 25 e 34 anos foi a mais infectada com o novo Coronavírus e apresentou 23% dos casos. Em seguida aparecem as idades entre 15 a 24 anos e 0 a 14 anos, com 20% e 17% dos casos, respectivamente. A faixa etária de 35 e 44 anos registrou 16% dos casos. 

Já as pessoas com idade entre 45 e 54 anos representam 11% dos casos positivos para a Covid-19. A faixa etária das pessoas entre 55 e 69 anos representaram 10% dos casos positivos. Nas pessoas com idade acima de 70 anos, a pesquisa registrou 2% de casos positivados.

Ocupação dos leitos

As taxas de ocupação dos leitos Covid seguem abaixo de 70%. “Mesmo com a desativação de muitos leitos Covid, ainda temos uma folga no sistema de saúde. As taxas de ocupação apresentaram um pequeno crescimento nesta etapa, mas isso se deve ao fato de estarmos desativando muitos desses leitos, convertendo-os para atendimentos de outra natureza, e não necessariamente que a demanda de pacientes com o Coronavírus tenha aumentado”, comentou Firmino.

Óbitos
O Painel Covid-19 também confirma uma redução no número de atendimentos por síndromes gripais e óbitos decorrentes da doença. “Quanto à evolução dos óbitos na cidade, estamos chegando no platô mínimo. A queda nos números de morte registradas continua de forma consistente. Já chegamos a ter uma média de 15 por dia, mas nossa média atual é de cerca de três óbitos diários. Continuaremos monitorando para verificar se esses dados se deterioram e, a partir daí, decidiremos nossos próximos passos, como temos feito desde o início. Mas esses resultados mostram que, até o momento, temos feito nossa retomada da melhor forma possível”, finalizou o prefeito.

Fonte: Com informações da FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: