Mais Médicos: Começa hoje (07) prazo para brasileiros se apresentarem

Segundo o Ministério da Saúde, 1.707 profissionais com CRM no Brasil escolheram locais onde atuar. Eles devem se apresentar até quinta (10).


Mais Médicos

Mais Médicos Foto: Programa Mais Médicos

1.707 médicos brasileiros com registro no Brasil que se inscreveram para participar do programa Mais Médicos devem se apresentar nos municípios escolhidos a partir desta segunda-feira (7). Eles devem comparecer às prefeituras até quinta (10).

Esta é a segunda fase de seleção para o Mais Médicos, que busca preencher as 8.517 vagas deixadas no programa depois que Cuba decidiu retirar seus profissionais do país, no dia 14 de novembro. Segundo o Ministério, 29% desses postos não foram preenchidos por brasileiros após o término do primeiro prazo de apresentação, no dia 18 de dezembro. O programa dá prioridade a médicos brasileiros com registro no Brasil para que escolham onde vão atuar. Se algum profissional desistir de participar, deve informar à gestão local para que a vaga seja disponibilizada novamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem 842 vagas disponíveis em 287 municípios e 26 distritos indígenas para as próximas etapas de seleção, que irão incluir profissionais formados no exterior — tanto brasileiros como estrangeiros. Esse número, no entanto, pode aumentar, se houver brasileiros com registro no país que não compareçam ao local de atuação escolhido até quinta (10).

O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, para atrair médicos para as regiões mais afastadas do país. Segundo o Ministério da Saúde, o programa tem, no total,18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 distritos indígenas, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

Formados no exterior

Segundo o Ministério da Saúde, 10.205 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. Depois que terminar o prazo para que médicos com registro no Brasil se apresentem aos municípios, os que não têm diploma brasileiro poderão escolher entre as cidades que estiverem disponíveis, nos dias 23 e 24 de janeiro (brasileiros) e 30 e 31 de janeiro (estrangeiros).

Confira, abaixo, o cronograma com as próximas etapas de seleção para o Mais Médicos:

De 7 a 10 de janeiro:

Médicos com CRM brasileiro que se inscreveram na segunda etapa de seleção devem se apresentar nos municípios. Segundo o Ministério da Saúde, 1.707 profissionais escolheram localidades.

23 e 24 de janeiro: 

Médicos brasileiros formados no exterior escolhem os locais de atuação entre as 842 vagas disponíveis.

30 e 31 de janeiro: 

Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem locais de atuação entre as vagas remanescentes.

4 e 5 de fevereiro: 

Brasileiros com diploma estrangeiro começam as atividades (se já tiverem participado das atividades preparatórias).

6 e 7 de fevereiro: 

Estrangeiros sem registro no país começam as atividades (se já tiverem participado das atividades preparatórias).

De 25 a 27 de março:

Profissionais — brasileiros ou não — com diploma de fora do país começam a trabalhar (depois das atividades preparatórias).

Fonte: G1

Próxima notícia

Dê sua opinião: