CRISE GRAVE

Lotação de UTI's para Covid-19 no Piauí pode ocorrer sábado; lockdown deve ser decretado

Especialistas detectam crescimento rápido dos casos de Covid-19 no Piauí e aconselham o isolamento social como forma de conter a disseminação do vírus


Mapa do Piauí com dados sobre o isolamento social

Mapa do Piauí com dados sobre o isolamento social Foto: Acervo da UFPi

Todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva - UTI's - destinados a pacientes vítimas do novo coronavírus no Piauí poderão estar ocupados no próximo sábado, dia 16 de maio de 2020. Por esse e outros motivos se torna imperativo ao governo decretar o isolamento total no estado - o Lockdown.

Dados do Grupo de Trabalho da Covid-19, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, obtidos pelo repórter nesta segunda-feira (11), revelam que o estado antecipou as previsões e ultrapassou os mil casos confirmados de Covid-19 ainda na semana passada, apresentando um crescimento médio diário de 15 a 20 novos de casos.

"Seguimos a curva de crescimento de casos da Bahia. A Bahia tinha em torno de mil casos no dia 17 de abril e ultrapassou os dois mil casos oito dias depois. Com mais seis dias passou dos três mil casos. Em três semanas, a Bahia saiu de 1.377 casos (em 20 de abril) para 5.174 casos confirmados em 10 de maio", diz documento dos especialistas da UFPI.

Para comparações com Ceará, Maranhão e outros estados limítrofes; Brasil e Estados Unidos, confira o gráfico completo em:
https://coronavirus.ufpi.edu.br/not%C3%ADcias-e-atualiza%C3%A7%C3%B5es/sala-de-situa%C3%A7%C3%A3o

Isolamento social

De acordo com o GT/Covid-19 da UFPI, a avaliação positiva do nível de isolamento social registrado em abril mudou no início de maio, quando registrou uma tendência de queda no nível de isolamento nos municípios piauiense. Esse índice, no sábado (09.05), era abaixo de 50% na maioria deles.

Os pesquisadores da UFPI dizem que, se as projeções do Comitê Científico do Consórcio Nordeste se confirmarem, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Piauí poderá ser de 100% até dia 16 de maio.

Eles lembram que projeção realizada ainda em abril, previa 81 leitos de UTI ocupados no dia 10 de maio. "Chegado o dia 10, estamos com 98 leitos de UTI ocupados no Piauí. Em apenas um dia, passamos de 86 para 98 leitos de UTI ocupados".

O Piauí registrou ontem (11) 1.443 casos confirmado de infectados com o novo coronavírus e, segundo os técnicos, em 20 dias poderá ultrapassar os cinco mil casos de Covid-19.

Em Teresina, a maior cidade do estado, mais de 50% dos leitos de UTI para vítimas do novo coronavírus já estão ocupados, segundo dados da Prefeitura.

O governador Wellington Dias disse estar muito preocupado com o avanço da doença e o agravamento da crise da Covid-19 e que não quer esperar passar de 50% dos leitos de UTI ocupados para tomar medidas restritivas mais dura.

Wellington Dias pode decretar lockdownConselho

Para os cientistas que acompanham a pandemia da Covid-19 no Piauí e no mundo, o isolamento social ainda é a forma mais eficaz de conter a disseminação mais rápida do vírus, o aumento acelerado do número de doentes e de mortes e de evitar colapso no sistema de saúde do estado.

Em função da situação delicada que os piauienses se encontra e com base em dados científicos, o governador Wellington Dias deixou escapar, durante entrevista coletiva, que já está em seus planos decretar lockdown e parar tudo no Estado, com excessão de serviços essenciais, como saúde e segurança.

Próxima notícia

Dê sua opinião: