Saúde

Lentes de contato melhoram o desempenho na prática de esportes

Maior campo de visão, mais conforto e menor risco de acidentes são algumas das vantagens das lentes de contato na prática esportiva

Da redação

Quarta - 04/08/2021 às 13:02



Foto: Divulgação lentes
lentes

Futebol, corrida ou boxe. Seja qual for o esporte que você pratica, enxergar bem é fundamental para garantir uma boa performance. No Brasil, estima-se que 79 milhões de pessoas praticam alguma modalidade esportiva e a correção de possíveis erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, é um dos fatores que mais impactam positivamente no desempenho atlético. Isso porque a visão é um dos componentes mais importantes, já que é responsável por até 85% dos estímulos que resultam no movimento do corpo.

Quem precisa de correção de grau, no entanto, sabe que no momento da prática esportiva o uso de óculos não é a melhor opção, pois ele pode se tornar desconfortável durante os exercícios e um risco à segurança, principalmente em esportes de contato, como o boxe. A boa notícia é que as lentes de contato cumprem muito bem o papel de correção refrativa e podem facilmente substituir os óculos durante a prática de esportes.

A vantagem das lentes de contato

Quando se fala em erros refrativos, normalmente a primeira solução que vem à mente é o uso de óculos de grau. De fato, essa é a solução mais simples e popular entre as pessoas com problemas na visão, mas nos casos em que a pessoa tem o hábito de praticar esportes, o ideal é optar pelo uso das lentes, que com o passar dos anos foram cada vez mais aprimoradas para oferecer o máximo de conforto, segurança e eficácia.

Entre as principais vantagens do uso de lentes de contato está o fato de que elas oferecem um campo de visão maior do que os óculos, que devido ao formato da armação pode acabar limitando o campo visual.

Outro ponto em que os óculos saem em desvantagem em comparação às lentes é o risco que têm de caírem do rosto com movimentos mais intensos, ou quebrarem quando há algum impacto. As interferências ambientais também podem ser um problema para quem usa óculos. Chuva, poeira e ofuscamento pelos reflexos do sol são problemas que não interferem no desempenho de quem utiliza lentes de contato.

É importante lembrar que mesmo os atletas com um grau mais baixo não devem simplesmente abolir o uso de óculos durante a atividade física sem substituí-los por outro método de correção visual. Segundo a oftalmologista Thais Packer, embora o impacto dos pequenos ou moderados erros de refração sobre as atividades físicas ainda não sejam completamente estudados, pode-se afirmar que o funcionamento do sistema visual está relacionado tanto ao desempenho do atleta quanto à experiência no geral.

No caso de atletas que praticam atividades ao ar livre, como a corrida, existem as opções de lentes de contato gelatinosas, com tecnologias de umectabilidade que mantêm o canal lacrimal estável por mais tempo e evitam aquela sensação de olhos secos ou de algum corpo estranho causando desconforto.

Outra vantagem das lentes de contato é que hoje existem opções que contam com proteção contra os raios UV, que costumam ser mais nocivos para os atletas que praticam esportes em ambientes externos, como a corrida, a escalada ou o ciclismo, por exemplo.

Para optar pelo uso de lentes de contato, o ideal é que você consulte seu oftalmologista para verificar o tipo de erro refrativo que você precisa corrigir e se você está apto a usar as lentes. Lembre-se de que não é indicado começar a usar lentes sem indicação médica.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: