COVID-19

FMS registra primeiro óbito de criança por Covid-19

Além do óbito da criança, ainda foram notificadas duas mortes em decorrência da doença.


Bebê - Imagem ilustrativa

Bebê - Imagem ilustrativa Foto: Google Imagens

O Boletim do Centro de Operações em Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina registrou na última segunda-feira (22) o primeiro óbito de criança ocasionado pela Covid-19. Trata-se de um bebê do sexo masculino de 1 ano de idade, que tinha doença pulmonar.

Além do óbito da criança, ainda foram notificadas duas mortes em decorrência da doença. Foram dois idosos, um do sexo masculino e um do sexo feminino, com 74 e 81 anos, respectivamente. Em 24h foram notificados 220 novos casos do novo Coronavírus na capital. Agora, contabilizam-se 30.186 casos, 987 óbitos e 13.079 pessoas recuperadas desde o início da pandemia, em março deste ano.

A distribuição dos óbitos em residentes por faixa etária mostra que mais de 70% ocorrem acima de 60 anos. Agora registra-se dois óbitos por Covid-19 em menores de 20 anos, um de criança e outro de adolescente. 80% desses óbitos estava relacionados à presença de doenças pré-existentes. "Observamos que as principais comorbidades relacionadas aos óbitos por Covid-19 foram cardiopatias, incluído hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e outras", afirma a médica Amparo Salmito.

Segundo dados da FMS, a taxa de letalidade da Covid-19 indica em percentual a severidade da doença. No período de março a agosto de 2020 essa taxa foi de 3,4%, mais elevada que a do estado do Piauí que está em 2,3% e do Brasil que é de 3,1%, no mesmo período. Os dados indicam acumulado de óbitos de residentes em Teresina, com aumento entre os dias 24 e 26 de junho e, em seguida, decréscimo lento após a segunda semana de julho.

O Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde apontou ainda uma queda de 33,3% no número de óbitos de residentes em Teresina nos últimos sete dias. Apesar disso, é importante que a população mantenha as orientações de evitar aglomerações, reforçar o uso de máscara e as demais medidas de higienização para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: