VACINA BRASILEIRA
Da Redação
09 de junho de 2026 às 07:52 ▪ Atualizado há 55 minutos
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza nesta segunda-feira (9), às 12h, no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina, uma coletiva de imprensa para esclarecer à população sobre a situação da vacinação contra a dengue no Brasil e tranquilizar os teresinenses quanto à segurança das vacinas.
De acordo com a FMS, apenas a vacina contra a dengue produzida nacionalmente pelo Instituto Butantan está temporariamente suspensa por orientação do Ministério da Saúde. A medida tem caráter preventivo e visa permitir a reavaliação da estratégia vacinal e o aprofundamento das análises de farmacovigilância.
Segundo a Nota Técnica nº 58/2026, até o dia 30 de maio foram aplicadas 501.044 doses da vacina em todo o país. Nesse período, foram registrados 42 eventos de dengue com sinais de alarme e três casos graves entre pessoas vacinadas. Embora os casos sejam considerados raros, eles seguem em investigação e, até o momento, não há comprovação de relação causal com a vacina.
A suspensão temporária segue o princípio da precaução adotado pelas autoridades sanitárias para garantir a máxima segurança da população enquanto as análises são concluídas.
A FMS ressalta ainda que a vacina contra a dengue produzida pelo laboratório Takeda, utilizada em diversos municípios brasileiros, continua disponível e sendo aplicada normalmente. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e prevê esquema de duas doses com intervalo de três meses.
A Fundação também destaca a importância das vacinas para a saúde pública, lembrando que a imunização é uma das principais responsáveis pela redução e eliminação de surtos e epidemias ao longo da história. O órgão alerta para que a população busque informações em fontes oficiais e não seja influenciada por conteúdos que possam gerar desinformação sobre a vacinação.
Em Teresina, a FMS acompanha alguns registros de eventos adversos supostamente associados à vacina contra a dengue, mas informa que não houve notificação de casos graves e que não existe, até o momento, qualquer indicativo de comprometimento da segurança do programa de imunização.
A coletiva tem como objetivo esclarecer dúvidas, apresentar informações técnicas atualizadas e reforçar a confiança da população nas vacinas como estratégia fundamental para a prevenção de doenças.
Participarão da coletiva a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano; a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias; a médica pediatra Amariles Borba; e Johansen Pitta, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da Epidemiologia da Fundação.
Fonte: FMS
EM TERESINA
INVESTIMENTO
CONQUISTA
RECONHECIMENTO
SAÚDE
RECONHECIMENTO