Geral

FMS esclarece que MS não exige notificação compulsória para gripe comum

Pelo protocolo do Ministério da Saúde são notificações compulsórias apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG, como a "Gripe A"

Luiz Brandão

Quarta - 26/06/2019 às 16:31



Foto: Luiz Brandão Pacientes com sintomas de gripe procuram atendimento médico em Teresina
Pacientes com sintomas de gripe procuram atendimento médico em Teresina

A respeito da matéria “Surto de gripe lota hospitais públicos e clínicas em Teresina” https://piauihoje.com/noticias/saude/casos-de-gripe-aumentam-e-lotam-urgencias-em-teresina-332951.html, publicada nesta quarta-feira (26) pelo por portal Piauí Hoje Ponto Com (www.piauihoje.com), a Assessoria de Comunicação da Fundação Municipal de Saúde -FMS, enviou a seguinte nota de esclarecimento:

“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que os casos de síndrome gripal não fazem parte do protocolo do Ministério da Saúde para notificação compulsória, ou seja, notificação da ocorrência pelos órgãos de saúde. São notificados apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG.

A vigilância epidemiológica da FMS mantém os registros de casos atualizados, sobretudo no que diz respeito aos casos graves, identificando possíveis fatores de risco que possam estar relacionados.

Dentre os principais agentes etiológicos que resultam em SRAG, estão os vírus (influenza A, dengue, vírus sincicial respiratório, adenovírus, hantavírus e coronavírus), e outros agentes (pneumococos, outras bactérias, Legionella sp., leptospirose, etc).

Dados de vacinação:

Desde o início da campanha de vacinação contra Influenza, deste ano, até a presente data (26.06.19), foram 234.171 doses da vacina contra gripe aplicadas em Teresina.
Estamos com a cobertura de 87,15%.
Temos as coberturas por grupo prioritário:
Crianças 77,64%
Gestantes 83,61%
Puérperas 72,07%
Idosos 108,85%”

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: