CORONAVÍRUS

Em três dias, Piauí registrou 2.078 novos casos de Covid-19 e 69 óbitos

Apenas 27,1% das vagas de UTIs estão disponíveis em todo estado


Profissional de Saúde em leito para paciente com Covid-19 no Piauí

Profissional de Saúde em leito para paciente com Covid-19 no Piauí Foto: Divulgação

O coronavírus avança no Piauí e já atingiu 89,7% dos municípios. De acordo com dados contidos nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nos últimos três dias houve um aumento de 2.078 novos casos da doença e 69 óbitos no estado. Atualmente, o estado possui 19.158 casos de Covid-19 e 615 óbitos. 

O número de ocupados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua a crescer. O Piauí atingiu a marca de 72,9% dos leitos de UTI ocupados, ou seja, apenas 27,1% dos leitos estão disponíveis. No total, o estado dispõe de 421 leitos para pacientes mais graves e 307 estão ocupados. Quanto aos leitos clínicos, destinados a pacientes menos graves, 54,6% estão ocupados. A taxa de ocupação dos leitos com respiradores (leitos de UTI + leitos de estabilização é de 67,6%. 

Neste final de semana, o Governo do Estado determinou medidas mais rígidas para promover o isolamento social a fim de diminuir a taxa de transmissão da Covid-19 no estado. Com isso, espera-se haver uma redução no número de casos e consequentemente reduzir a taxa de ocupação de leitos hospitalares e o número de óbitos.

As medidas fazem parte de uma estratégia para a retomada gradual das atividades econômicas a partir do dia 06 de julho. Para isso acontecer, é essencial que o sistema de saúde não esteja próximo de um colapso. Enquanto não há cura e nem vacina, a única maneira de evitar a disseminação do novo coronavírus é o distanciamento social.

Próxima notícia

Dê sua opinião: