Saúde

Centro Maria Imaculada promove campanha de conscientização sobre a hanseníase

A ação faz parte das atividades do “Janeiro Roxo”, mês mundial da luta contra a doença

Sexta - 14/01/2022 às 15:00



Foto: INTERNET Centro Maria Imaculada
Centro Maria Imaculada

O Centro Maria Imaculada, serviço de atenção e saúde vinculado à Ação Social Arquidiocesana (ASA), vai desenvolver neste mês de janeiro atividades para a conscientização e combate à hanseníase, como parte da programação da campanha “Janeiro Roxo”. O início da campanha acontece na segunda-feira (17), às 10h, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).

De acordo com a biomédica Sara Moura, coordenadora do Centro Maria Imaculada, referência no tratamento da hanseníase em Teresina, durante o mês serão intensificadas as avaliações para pessoas que estão em contato com pacientes diagnosticados com hanseníase ou apresentam sintomas de dormência e perda de sensibilidade.

“Nós estamos nessa luta e vamos desenvolver várias atividades durante a campanha. Algumas ações vão acontecer no Centro Maria Imaculada e outras em diversos locais da cidade com o apoio da Sesapi”, disse.

O Piauí é o sexto estado no Brasil com a maior quantidade de diagnósticos da doença e o segundo na região Nordeste, ficando atrás apenas do Maranhão. O tratamento para a hanseníase é gratuito no Brasil e é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico e o tratamento precoce promovem a cura e evitam a transmissão e surgimento de novos casos.

“A hanseníase é uma doença dermatoneurológica que se não for tratada precocemente pode causar sequelas. Na maioria das vezes apresenta manchas, locais com perda de sensibilidade e algumas vezes os pacientes relatam que não sentem sensibilidade no local ou não conseguem realizar algumas atividades como calçar uma sandália”, continuou.

O Centro Maria Imaculada divulgou a programação preparada para o “Janeiro Roxo”. Confira.

Lançamento do Boletim Epidemiológico de hanseníase no Piauí
Coordenação da atividade: UFPI-CIATEN, e Sesapi
Data: 17/01
Local: Pátio Sesapi, às 10h

I Exposição de pinturas feitas por pessoas em atendimento no CMI
Coordenação: UFPI-CIATEN, MORHAN-PI, CMI E e FACID WYDEN
Data: 17 a 29/01
Local: Em definição

Atividade de sala de espera sobre hanseníase no HU-PI
Coordenação da atividade: UFPI-CIATEN, MOHAN-PI e Liga Piauiense de Dermatologia
Data: 17 a 29/01 (manhã e tarde)
Local: Ambulatório do HU-PI

Treinamento de profissionais da saúde
Coordenação: CMI
Data: 18 a 21/01
Local: CMI

Dia H: Cuide da pele. Não esqueça da hanseníase – Janeiro Roxo
Coordenação: FMS – THE, Sesapi, Liga Piauiense de Dermatologia e Uespi;
Data: 24 a 28 de janeiro
Local: HGV- Dermatologia do HGV

Centro Maria Imaculada
Localizado na Zona Norte da capital, o Centro Maria Imaculada atua desde 1992 no atendimento e acolhida de pacientes com hanseníase no Piauí, contando com uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento humanizado aos pacientes com hanseníase, facilitando seu diagnóstico, o controle e prevenção de incapacidades ocasionadas pela doença.
O centro atende cerca de 40 pessoas por dia para diversos tipos de procedimentos, indo desde o acompanhamento médico até a fisioterapia, a confecção de próteses e a realização de pequenas cirurgias.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: