Saúde

VACINAÇÃO

Butantan solicita à Anvisa registro de 1º vacina de dose única do mundo contra a dengue

Imunizante foi desenvolvido inteiramente pela instituição brasileira

Da Redação

Segunda - 16/12/2024 às 11:29



Foto: Joao Paulo Burini/Getty Images O mosquito Aedes aegypti
O mosquito Aedes aegypti

O Instituto Butantan formalizou nesta segunda-feira (16) um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para registrar a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. Desenvolvido pela instituição brasileira, o imunizante Butantan-DV oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e demonstrou eficácia de 79,5% após uma única aplicação, segundo ensaios clínicos realizados até junho deste ano.

Caso seja aprovado, o imunizante poderá facilitar a imunização em massa e resolver um dos principais problemas das campanhas atuais, que é o abandono da segunda dose. O Butantan planeja entregar 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos, com um milhão de doses previstas para 2025. A segurança da vacina foi confirmada após dois anos de testes clínicos com mais de 16 mil participantes, sem registro de casos graves. Os resultados foram publicados na revista científica New England Journal of Medicine.

A vacina será indicada tanto para pessoas que já tiveram dengue quanto para aquelas que ainda não foram infectadas, mas há restrições para gestantes, lactantes, pessoas imunossuprimidas e indivíduos com alergia a algum componente da fórmula. O Ministério da Saúde espera que a inclusão da vacina Butantan-DV no Sistema Único de Saúde (SUS) contribua para ampliar a cobertura vacinal e reduzir hospitalizações.

Além da vacinação, o controle da dengue no Brasil exige ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti e campanhas educativas, que, se combinadas à vacina, podem ajudar no enfrentamento da doença.

Fonte: Com informações do Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: