FICA DICA

Beber este suco diariamente reduz risco de ataque cardíaco

O suco de tomate pode trazer vários benefícios para a saúde!


Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa revela que beber suco de tomate reduz a pressão arterial e o colesterol, sobretudo nos indivíduos que sofrem de problemas cardiovasculares. O estudo aponta os inúmeros benefícios que o suco de tomate pode ter no coração.

Para efeitos da pesquisa, os investigadores disponibilizaram aos 481 participantes envolvidos no estudo a quantidade que quisessem de suco de tomate sem sal durante um ano.

Os participantes mantiveram diários relativos à ingestão do suco de tomate, nesses relatórios registravam a quantidade diária consumida, e adicionalmente quaisquer mudanças que notassem na sua saúde.

A pressão arterial diminuiu em média 20% em 94 dos participantes que sofriam de hipertensão e estavam ou não sendo acompanhados por um médico, segundo os dados publicados no periódico científico Food Science and Nutrition.

Entre os indivíduos que sofriam de colesterol alto, 125 experienciaram uma redução de 30% de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode por sua vez causar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Os efeitos benéficos foram registados tanto em homens como em mulheres de diferentes faixas etárias, de acordo com a pesquisa realizada pela equipa de cientistas da Universidade Médica e Dentária de Tóquio, no Japão.

Adicionalmente, os investigadores consideram que associado ao consumo de tomate a população deve manter uma dieta sobretudo à base de vegetais, fruta e grãos integrais – alimentos estes que contribuem para a saúde cardiovascular e para o ótimo funcionamento do sistema circulatório.

A equipe de cientistas japoneses destacou ainda que não recomenda o consumo de mais de 150 mililitros de sumo de tomate ou de qualquer outra fruta, devido ao seu alto teor de açúcar.

Fonte: Notícias ao minuto

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: