SOLENIDADE

Wellington entrega mais de 400 títulos de terra a trabalhadores de Colônia do Gurguéia

O governador Wellington Dias entregou, na tarde desta quarta-feira (12), 488 títulos de doação definitiva de terra, para trabalhadores rurais do município […]


Entrega de títulos em Colônia do Gurgueia

Entrega de títulos em Colônia do Gurgueia Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias entregou, na tarde desta quarta-feira (12), 488 títulos de doação definitiva de terra, para trabalhadores rurais do município de Colônia do Gurguéia, no sul do estado. Este é o resultado da política de regularização fundiária implementada pelo governo por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), com apoio de órgãos como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Os lotes correspondem aos assentamentos Nossa Senhora de Fátima, no qual foram entregues 37 títulos rurais, e o Aliança do Gurguéia, onde foram entregues 451 títulos urbanos a famílias que aguardavam esta ação por décadas.

O agricultor Antônio Gonçalves de Brito, de 101 anos, pai de 10 filhos, morador do assentamento Aliança desde 1956, foi citado nominalmente como representante dos beneficiários. “Sei da importância de se ter uma terra, poder morar e produzir com tranquilidade e dizer essa aqui é minha, é da minha família, ninguém toma!”, registrou o governador Wellington Dias.

Segundo o presidente do Interpi, Chico Lucas, o resultado alcançado pelo Interpi reflete a atenção direcionada ao órgão pelo governo quanto à modernização, além das metas ousadas estabelecidas pela gestão. Ele explica que, atualmente, a secretaria do Interpi é totalmente virtual, rendendo agilidade aos processos. Novos equipamentos adquiridos pelo governo ajudarão o corpo técnico do órgão a cumprir o plano de regularizar 200 assentamentos. Uma meta assumida junto ao Banco Mundial prevê a entrega de cinco mil títulos de terra no ano de 2020. “São 488 títulos nesta primeira fase e, em seguida, mais de cem títulos. Isto representa dignidade para esses homens e mulheres. Parabéns aos agricultores de Colônia do Gurguéia”, comemorou o gestor.

Apenas em Colônia do Gurguéia, a política de regularização fundiária do governo está beneficiando mais de três mil pessoas. A prefeita Alcilene Alves de Araújo, a Doquinha, recebeu um dos títulos simbolicamente. “Sou filha de agricultor, cresci num assentamento em Colônia, vendo o anseio do povo em ter o título definitivo da terra. Eles trabalhavam  mas não eram donos. Esta ação abrirá portas, principalmente na obtenção de créditos e outros benefícios que exigem a regularidade da terra”, ressaltou a prefeita.

Obedecendo às restrições impostas pelo novo coronavírus, a solenidade teve a participação de cinco autoridades e foi transmitida pelo canal do Governo do Piauí no You Tube. Além do governador, da prefeita do município e do presidente do Interpi, estiveram presentes o deputado estadual Carlos Augusto e o deputado federal Merlong Solano.

“As empresas e empreendedores precisam de segurança jurídica para desenvolver seus negócios e a regularização fundiária é fundametal para isso. É também um fator de segurança psicológica para as famílias que agora sabem que vivem num espaço que é delas, além de poderem contratar crédito para melhoria habitacional, ampliar seus negócios e muitas outras possibilidades”, pontuou Solano.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: