Política

Wellington dispara na frente na primeira pesquisa Ibope

Computados somente os votos válidos, Wellington Dias obteve 61%

Terça - 21/08/2018 às 23:08



Foto: Paulo Pincel Os números do IBOPE computados apenas os votos válidos
Os números do IBOPE computados apenas os votos válidos

A TV Clube (Globo) divulgou na noite desta terça-feira (21) a primeira pesquisa Ibope sobre a intenção de votos dos eleitores do Piauí para governador. O candidato do  Partido dos Trabalhadores, Wellington Dias (PT), tem 47% da preferência dos eleitores ouvidos pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Dr. Pessoa, do Solidariedade aparece em segundo, com 13%. Elmano Férrer (Podemos) aparece empatado com Luciano Nunes (PSDB), ambos com 6% das intenções. 

Fábio Sérvio (PSL) e Valter Alencar (PSC) empatam, com 2%; Luciane Santos (PSTU) e Professora Sueli (PSOL) têm 1%. Os votyos brancos e nulos somam 13%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam, 9% Os outros candidatos não foram citados pelos eleitores ouvidos pelo Ibope. 

Foram ouvidos 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais, enhtre os dias 18 e 20 de agosto. A pesquisa está registrada no TRE: PI-04617/2018 e no TSE: Nº BR-00028/2018. O nível de confiança é de 95%, isto é, há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de 3%.

Votos válidos
Se fossem computados apenas os votos válidos, a vantagem de Wellington Dias seriaainda maior sobre os demais candidatos, com 61% da preferência. Dr. Pessoa somariam 17%, Elmano Férrer 8% e Luciano Nunes 7%. Fábio Sérvio, P`rofessora Sueli e Valter Alencar, somaram 2% e Luciane Santos, 1%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea [em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos] Wellington Dias mantém a dianteira, com 29%. Dr. Pessoa vem bem atrás, com 4%, seguido de Luciano Nunes, com 3%. Elmano Férrer, Fábio Sérvio, Valter Alencar, Lourdes Melo (PCO), Luciane Santos, Professora Sueli, Romualdo Sena (DC) não foram citados por nenyuuim dos entrevistados. Os eleitores que disseram votar em "outros" somaram  3%;  brancos/nulos, 13%. não sabem 48%.

Rejeição

A pesquisa também mediu a taxa de rejeição [o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum]. Neste item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Wellington Dias tem a maior rejeição, com 27%. Elmano, Lourdes Melo, Luciano Nunes, tiveram rejeição de 22%, cada um;  Fábio Sérvio, 21%; Valter Alencar, 20%; Luciane Santos, 18%; Romualdo Sena, 18%; Dr. Pessoa, 17%, e Professora Sueli, 16%. Os eleitores que afirmaram que poderiam votar em todos somaram 3%. Os que não sabem em quem votar ainda são 17%.

Pesquisa Ibope para o governo do Piauí
Pesquisa IBOPE 

 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: