HOMENAGEM

Wellington Dias prestigia lançamento de livro e recebe medalha da APL

Na oportunidade, João Marcos Reis Velloso e Velloso Filho, repectivamente, filho e sobrinho do autor, e o governador Wellington Dias receberam medalhas comemorativas do Centenário da Academia de Letras


Governador participa de homenagem a Reis Veloso

Governador participa de homenagem a Reis Veloso Foto: CCOM

Na manhã deste sábado (15), o governador Wellington Dias participou do lançamento do livro "A Solidão do Corredor de Longa Distância", do ex-ministro do Planejamento e economista João Paulo Reis Velloso, que faleceu em fevereiro deste ano. Natural de Parnaíba, Reis Velloso foi um grande nome da economia brasileira, sendo referência para muitos gestores. A obra foi lançada no auditório da Academia Piauiense de Letras (APL). 

Na oportunidade, João Marcos Reis Velloso e Velloso Filho, repectivamente, filho e sobrinho do autor, e o governador Wellington Dias receberam medalhas comemorativas do Centenário da Academia de Letras. 

O livro de Reis Veloso traz a visão do economista que ficou mais tempo à frente do comando do Ministério do Planejamento do Brasil. O ex-ministro enxergava o desenvolvimento como uma corrida de longa distância. Segundo ele, para que o Brasil se torne, em poucas décadas, um país desenvolvido, duas coisas, basicamente, são pressupostos necessários: primeiro, um alto conteúdo de capital humano, obtido por meio de educação permanente e de qualidade e, segundo, levar o conhecimento, sob todas as formas, à economia, à sociedade, ao governo.  

Para Wellington Dias, o lançamento do livro de Reis Velloso é de grande importância para o Estado. "O economista e ex ministro é um piauiense que todos nós reconhecemos como um grande pensador sobre o Brasil. Era uma pessoa simples, sempre com muita decência, preocupado em encontrar saídas pra o Brasil. O lançamento deste livro coordenado pelo Nelson Nery Costa (presidente da APL) é um momento ímpar, por isso fiz questão de comparecer pela importância que tem um dos piauienses que marcaram a história do Brasil para minha geração e as gerações do futuro", declarou.

João Marcos Reis Velloso, filho do autor, destacou o amor de seu pai pelo Piauí. "É um orgulho muito grande receber essa homenagem da Academia Piauiense de Letras da qual meu pai fazia parte com muito orgulho. O livro é um dos legados que ele deixou. Essa visão sempre no futuro, de se preocupar com o desenvolvimento brasileiro, em especial do Piauí, ele tinha muito apreço pelo Piauí, que é onde ele nasceu", destacou. 

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery, também ressaltou a importância do pensamento de Reis Velloso que está se somando a uma coleção especial lançada pela APL. "A obra enriquece a Coleção Centenário e traz uma visão recente da economia mundial, de até 2012, sobre o que se passava no mundo e no país. Essa discussão do que podemos fazer com a execução de um projeto e de um programa é uma lição fundamental, não só para o Piauí, como para o Brasil no momento em que nos sentimos à deriva em termos de perspectiva econômica. João Paulo dos Reis Velloso criou dirigiu o órgão chamado Fórum Nacional, onde essa discussão é premente no RJ, para o Piauí deu muitas contribuições, principalmente no governo Alberto Silva. Ele é uma lição de vida de como uma pessoa que saiu de Parnaíba, com seus próprios méritos e esforço, chegou a uma posição tão relevante na vida nacional. É uma justa homenagem. Essa obra contribui para a reflexão do que o Brasil precisa fazer para ser um país melhor", finalizou. 


 

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: