Regina Sousa participa de inauguração de assentamento em Cocal

A vice-governadora visitou ainda Parnaíba e Buriti dos Lopes.


Inauguração do Assentamento Frecheiras de São Pedro

Inauguração do Assentamento Frecheiras de São Pedro Foto: CCOM

Depois de três anos de espera, 20 famílias poderão morar e trabalhar em uma área de 539 ha, adquirida por meio de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O Assentamento Frecheiras de São Pedro, em Cocal, a 289 km de Teresina, foi inaugurado na sexta-feira (26), e recebeu a visita da vice-governadora Regina Sousa que pediu às famílias que conservem a área já regularizada.

Regina disse que quem põe comida na mesa é a agricultura familiar e sugeriu aos assentados que procurem os bancos para pedir empréstimo e investir no assentamento, pois as instituições financeiras dispõem de dinheiro para os pequenos agricultores. E pediu que todos cuidem da área, plantem árvores como manga, caju e outras frutíferas. A vice-governadora contou que ficou impressionada com os números. “Isso tudo custou R$ 1.057.000. Um milhão de reais, as pessoas podem achar muito, mas um milhão de reais mudou a vida de muita gente aqui”, disse Sousa.

O deputado estadual Franzé Silva (PT) informou que vai destinar emenda para a construção de uma casa de farinha no Frecheiras de São Pedro ainda este ano. “O objetivo é fortalecer a economia das famílias no assentamento e de outras que moram próximas”, disse o parlamentar. O município de Cocal é um grande produtor de mandioca.

Cada família recebeu 26 ha e uma casa de 42 metros quadrados. Essas famílias moravam em comunidades próximas ao assentamento e tinham que pagar para trabalhar na terra. Francisco das Chagas dos Santos Alves, o Preto, presidente da Associação dos Moradores do Assentamento, disse que a vida de todos melhorou 100 por cento, pois têm terra para viver e plantar feijão, mandioca, laranja e goiaba.

Outro que está feliz com a nova morada é o agricultor Adonias Francisco de Oliveira que vivia na comunidade Olho D’Água com a mulher e filho e agora vai poder trabalhar em uma terra que lhe pertence. Ele agradeceu o esforço de todos na aquisição da área. “Agora é um sonho realizado de 20 famílias que não tinham casa e nem terra. E hoje estamos livres do arrendamento”, destacou Adonias

O prefeito Rubens Vieira e o vice-prefeito Nonato Fontenelle ressaltaram a importância do assentamento para as famílias de agricultores. O gestor municipal aproveitou a oportunidade para solicitar à vice-governadora apoio para a construção da estrada de Cocal a Bom Princípio. Ela respondeu que irá lutar pela obra.

Visitas

A vice-governadora visitou, no fim de semana, em Parnaíba, a Casa São José e o Hospital Colônia da Carpina. No primeiro, vivem 18 idosos com idade entre 65 e 98 anos e, no segundo, 22 internos que estão em tratamento contra a hanseníase ou sequelados.

Regina Sousa explicou que as visitas fazem parte do trabalho que está desenvolvendo na Vice-governadoria e o objetivo é ver a situação de perto para ajudar a melhorar.

Equipamentos hospitalares

Regina Sousa esteve em Buriti dos Lopes onde entregou equipamentos para o Centro de Odontologia e o Centro de Fisioterapia que foram adquiridos com recursos de emenda destinada por ela ainda no Senado Federal.

Acompanhada do prefeito Júnior Percy e lideranças locais, visitou ainda o Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa. O gestor municipal agradeceu os equipamentos e a vice-governadora anunciou que destinou R$ 150 mil para custeio do Centro de Fisioterapia.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: