Política

Presidente da PiauiPrev discute mudanças na Previdência com procuradores da PGE

Reunião na Procuradoria Geral do Estado discutiu questões relacionadas à Previdência estadual

Paulo Pincel

Segunda - 24/06/2019 às 17:23



Foto: Paulo Pincel/Piauihoje.com Reunião na sede da Procuradoria Geral do Estado sobre previdência estadual
Reunião na sede da Procuradoria Geral do Estado sobre previdência estadual

Discutir situações pontuais que geram questionamentos, inclusive demandas judiciais, de modo a agilizar a concessão das aposentadorias e pensões para servidores públicos efetivos do Estado. O presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes, participou na manhã desta segunda-feira (24), de uma reunião na Procuradoria Geral do Estado para debater as questões relacionadas à Previdência estadual.

Durante a reunião, foi discutida a elaboração de anteprojeto de lei por uma comissão, a ser designada pelo Procurador-Geral, com a finalidade de adequar a legislação estadual à reforma da previdência em curso no Congresso Nacional.

A PGE vai editar súmulas de jurisprudência, com publicação no Diário Oficial do Estado, de modo a uniformizar entendimentos da PGE em casos repetitivos.


Reunião na PGE (Foto: Paulo Pincel)

Também foram debatidos os encaminhamentos a serem adotados nos casos de aposentadoria especial, mediante elaboração de laudos técnicos pelos setores competentes do Estado (CEREST ou outro órgão).

Ficou decidida ainda a realização de perícias periódicas nos pedidos de aposentadorias por invalidez ou pensões para dependentes inválidos, de modo a coibir fraudes contra a previdência estadual.

Presentes à reunião, além do presidente da PiauiPrev,  o procurador-chefe da Procuradoria Previdenciária, Alex Galvão Silva; o  procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Fernando Eulálio Nunes, e os procuradores Francisco Borges Sampaio Júnior, Luis Soares de Amorim, William Guimarães Santos de Carvalho, e técnicos da Fundação Piauí Previdência.

“A Procuradoria Previdenciária foi criada no início deste ano, com a reforma administrativa encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador Wellington Dias, onde, mensalmente, realizamos essas reuniões de trabalho, justamente para motivar a equipe e discutir temas na área do direito previdenciário”, explicou Alex Galvão.

Procuradores do Estado discutem as mudanças na Previdência (Foto: Paulo Pincel)


Fonte: PiauiPrev

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: