Política

Nações Unidas convida senadora para reunião em Madri

Apenas dois parlamentares brasileiros foram convidados para a reunião

Quinta - 11/10/2018 às 12:10



Foto: Senado Senadora Regina Sousa
Senadora Regina Sousa

A senadora Regina Sousa (PT-PI) foi convidada pela FAO - Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, para participar da primeira Cúpula Mundial Parlamentar contra a Fome e a Desnutrição, a ser realizada na sede do Senado em Madri, Espanha, nos dias 29 e 30 de outubro deste ano.

A Cúpula é promovida conjuntamente pela FAO, pelo Parlamento Espanhol, Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e pela Comissão Europeia. O objetivo do evento é discutir formas de superação da fome em todo o mundo até o ano de 2030, cumprindo um dos mais importantes objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

Apenas dois parlamentares brasileiros foram convidados para a reunião: Regina Sousa e o deputado federal Padre João (PT-MG). Eles foram escolhidos por sua atuação na Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional, fundada em 2007 por outro piauiense, o médico e ex-deputado federal Nazareno Fonteles. Durante a cúpula, a delegação brasileira vai compartilhar, com parlamentares de todos os continentes, experiências legislativas como a lei brasileira de Alimentação Escolar, considerada pela FAO e pela própria ONU como modelo de legislação que pode contribuir para o combate à fome e à desnutrição em países em desenvolvimento.

Como o início da Cúpula está marcado para o dia 29 outubro, apenas um dia após a realização do 2º turno das eleições brasileiras, Regina Sousa pensou em declinar do convite. Um apelo pessoal do senador paraguaio Hugo Richer, coordenador da Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e Caribe, fez a senadora piauiense mudar de ideia e marcar a viagem para logo depois de votar: "A participação do Brasil é de suma importância por todos os esforços que vocês fizeram para derrotar a fome, e que servem de guia para outras iniciativas em toda a América Latina e Caribe", disse Hugo Richer em mensagem direta para Regina Sousa.

Os documentos e informações adicionais a respeito da Cúpula podem ser baixados do site: http://www.fao.org/about/meetings/global-parliamentary-summit/en/

Fonte: Assessoria Parlamentar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: